Reitora solicita apoio do Governador para projetos

23/03/2009 10h03 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h35
Rreunião entre a reitora e o governador de Alagoas

A reitora Ana Dayse Dorea visitou o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, no Palácio, na sexta-feira, 20, para tratar de assuntos importantes para a educação no Estado. A reitora agradeceu o apoio já recebido e solicitou novas parcerias para projetos e atividades desenvolvidos pela universidade, como a interiorização, Hospital Universitário, Pacto pela Educação e eventos nacionais e internacionais realizados em Maceió.

A interiorização da Ufal já é uma realidade com o Campus Arapiraca, prestes a completar três anos, e será ampliada com a instalação do Campus do Sertão, em 2010. “Precisamos sempre do apoio do Governo do Estado e dos municípios para o desenvolvimento de novos projetos e investimentos agregados a chegada da universidade no interior”, disse a reitora.

A reitora solicitou ao Governo novas parcerias para capacitação de pessoal através da Fapeal, com bolsas de pesquisa, para o Núcleo de Telemedicina e Telessaúde do Hospital Universitário, uma realização da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), do Ministério da Ciência e Tecnologia, coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. O Núcleo, inaugurado na sexta-feira, 20, abre possibilidades para amenizar algumas dificuldades crônicas na rede pública de saúde em Alagoas, como a escassez de recursos, a carência de profissionais e a distribuição irregular de unidades de saúde nos municípios; sendo, ainda, instrumento de excelência para o ensino e a pesquisa.

Quanto aos eventos, a Ufal promoverá, ainda nesse primeiro semestre, dois grandes eventos em Maceió: o Encontro de Reitores do Nordeste, com a participação de governadores, e um grande seminário na área de cooperação internacional. “Precisamos do apoio para promover Maceió como sede de eventos importantes na área da educação, da pesquisa e da vida acadêmica em geral”, diz a reitora Ana Dayse Dorea.

O governador garantiu apoio a todas as atividades e projetos da universidade e reiterou o compromisso do Estado em manter e ampliar as parcerias com a universidade em prol do desenvolvimento de Alagoas. ”Estamos engajados no pacto pela educação, com ações efetivas que ajudem a melhorar os índices de analfabetismo no Estado, e a Ufal é uma grande aliada nessa meta”, disse o governador Teotônio Vilela Filho.