Os livros dos alagoanos estão na Edufal

23/03/2009 11h17 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h35
Alguns dos livros de autores alagoanos publicados pela Edufal

A Editora da Universidade Federal de Alagoas é um importante apoio para os autores alagoanos, que encontram, na Edufal, o suporte para a publicação, divulgação e distribuição das obras produzidas no Estado.

Com 25 anos de fundação, a editora lançou-se na missão de editar e divulgar trabalhos e publicações de interesse científico e, hoje, já se tornou uma instituição premiada em âmbito nacional, mas também publica e divulga outros gêneros literários, como poesia, prosa, contos etc.

Para consolidar sua política editorial além-muros da universidade, a editora vem trilhando árduos caminhos e superando os limites e as dificuldades comuns ao cotidiano das editoras universitárias. E, nessa travessia, conta com o suporte da Associação Brasileira de Editoras Universitárias e do Programa Interuniversitário de Distribuição de Livros na divulgação de livros, revistas e outros materiais voltados a produção acadêmica regional.

Em fase de organização da IV Bienal do Livro, que será realizada de 30 de outubro a 8 de novembro deste ano, a Edufal lançou um edital para a publicação de mais 40 títulos de autores alagoanos, sendo 23 para professores e pesquisadores das unidades acadêmicas que integram a Ufal, e 17 para a concorrência geral.

Apesar do pequeno porte e do esforço em combinar a publicação universitária com uma divulgação sistemática, a Edufal tem se constituído num dos principais cartões postais da universidade. Seu acervo com mais de quatrocentos títulos, selecionados a partir de rigorosos critérios de qualidade, circula, atualmente, num catálogo trilingue (português, inglês e espanhol), em livrarias e feiras nacionais e internacionais, bem como em um site institucional.

Mas, para os que preferem o contato direto com os livros, a livraria da Edufal está aberta a visitas, em um ambiente acolhedor, onde fica o Café com Letras, um espaço democrático que concilia os bons momentos de leitura com a oportunidade de convívio entre escritores e leitores.

Superando as dificuldades e os limites de uma editora universitária, a Edufal fez-se respeitar no cenário editorial nacional. Nesses 25 anos, a Edufal foi mais que um órgão publicador de obras de interesse acadêmico, mas sim um órgão engajado socialmente e que desenvolve ações para estimular a leitura e, principalmente, multiplicar o conhecimento.