Farmácia amplia pesquisa sobre novos fármacos

18/03/2009 08h40 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h34

Jacqueline Freire – estagiária de Jornalismo

O grupo de pesquisas em medicamentos, liderado pelo professor João Xavier Jr., integra a lista de 14 instituições brasileiras que participam do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos. Como metas para o ano de 2009, o grupo prevê a continuidade de projetos de pesquisas nas áreas de fitoquímica, síntese de protótipos de fármacos, avaliação cardiovascular e hipoglicemiante de novas substâncias bioativas, avaliação farmacológica de derivados com potencial antitumoral, além de um projeto de educação da população de Maceió e entorno sobre o uso de medicamentos.

No workshop inaugural do INCT-Inofar, que aconteceu no último dia 6 de março, os grupos apresentaram os líderes e pesquisas, com a presença do representante do CNPq, Marco Antônio Zago, e do presidente da Faperj, Ruy Garcia Marques. A reunião teve o intuito de debater planos de metas do INCT para o ano de 2009 nas pesquisas em fármacos e medicamentos na área de anti-inflamatórios, câncer e outras áreas comuns. “Além das pesquisas, os grupos pretendem ampliar a divulgação e a educação em ciência, com retorno à sociedade da pesquisa em fármacos e medicamentos, de forma que haja mais interação entre a Universidade e a sociedade”, diz o professor João Xavier.

As atividades de divulgação compreendem palestras, workshops e trabalhos em educação em saúde. Este retorno à sociedade formará recursos humanos e ampliará o grau de transferência de conhecimento para a comunidade. “As pesquisas realizadas na Ufal trabalham com todas as fases de produção de medicamentos, desde a química, plantas medicinais, farmacologia e formulação dos medicamentos”, explica o professor Xavier.

“Sobre o projeto de uso racional de medicamentos, a ação se baseia em uma das metas prioritárias dos professores do curso de Farmácia da Ufal. O Curso de Graduação em Farmácia da Universidade Federal de Alagoas, por meio da implantação da Farmácia-Escola e de um Centro de Informações sobre Medicamentos, formaliza e aprimora – dentro do seu planejamento para os anos de 2009 e 2010 – propostas e estratégias para educação da população local sobre os fármacos e medicamentos, em consonância com as modalidades de intervenção preconizadas pela Organização Mundial de Saúde para difundir e sedimentar o Uso Racional de Medicamentos”, explica Xavier. Para ele, amparada em ações integradas de extensão, ensino e pesquisa, tais medidas visam não apenas à promoção direta da saúde, como também o apoio à formação acadêmica e a reapresentação à sociedade da Ciência como protagonista do desenvolvimento social.

INCT-Inofar

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR), coordenado pelo professor Eliezer J. Barreiros, do LASSBio na UFRJ, se enquadra na área da Saúde, atendendo à indução do Edital de concorrência nesta área prioritária e se situa, especificamente, na especialidade de Fármacos e Medicamentos. O Instituto dá apoio aos grupos de pesquisa a exemplo do que existe na Ufal, com a participação dos professores Eurica Ribeiro, Círia Barbosa, Sâmia Silva e Alfredo Dias, da Esenfar e Eusébio Goulart, do IQB. Com relação às pesquisas, o prof. João Xavier e outros pesquisadores do grupo possuem projetos aprovados pelo CNPq, Fapeal e Ministério da Saúde.