Assembléia discute Geap e elege os delegados para plenária da Fasubra

Nesta quinta-feira, 19, o Sintufal realizou assembléia geral para discutir questões referentes à Geap e eleger os delegados que participarão da plenária da Fasubra, marcada para os dias 6, 7 e 8 de março, em Brasília.

20/02/2009 09h58 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h13
context/imageCaption

Assembléia do Sintufal

Logo no início da assembléia foi aberto um espaço para informes e, na oportunidade, os dirigentes do sindicato falaram sobre a participação no ato de protesto contra os deputados estaduais taturanas, ocorrido na última terça-feira (17/02). Repassaram informações sobre a coordenação jurídica, no que diz respeito ao funcionamento do setor, explicando que o Sintufal manterá o atendimento, através de um estudante do curso de direito (bolsista), além do plantão dos coordenadores que terá o calendário divulgado em breve. Foi comunicado também que os dois advogados continuarão atendendo na sede do sindicato, sempre no período da tarde, às segundas e quartas. Os presentes puderam assistir, ainda, a uma rápida explicação sobre o novo site da entidade sindical que já está funcionando, em fase experimental, no endereço: www.sintufal.org.br e em breve terá sua reestruturação totalmente concluída.

No que se refere à Geap, o conselheiro representante dos geapianos da Ufal, Rômullo Rogério, expôs a situação referente ao custeio do plano de saúde e os desdobramentos do que vem sendo aprovado pelos Conselhos da Geap. Em seguida, apresentou propostas que foram aprovadas pela assembléia:

1) Encaminhar documento à reitora, Ana Dayse, propondo que a Ufal não assine a repactuação com o aumento abusivo da Geap e que a mesma leve, também, este pleito para a Andifes. Solicitou, ainda, incluir no orçamento da Universidade a proposta de pagamento per capta (pago pelas patrocinadoras) para os pensionistas geapianos.

2) Autorizar o Sintufal a encaminhar ação judicial para suspender o reajuste, caso seja necessário. 

Na pauta da eleição de delegados que representarão a base da Ufal na plenária da Fasubra, sete servidores disputaram as duas vagas. Foram eleitos Emerson (CEDU), com 29 votos, e Noelma (HU), com 23 votos. Os demais concorrentes obtiveram o seguinte resultado: Bruno (Reitoria) 22 votos, Nivalto (Reitoria) 14 votos, Altamiro (HU) 12 votos, Ilma (Gabinete Odontológico) 10 votos e Olivan (DRCA) 4 votos. O terceiro colocado na eleição, Bruno (Reitoria), participará da plenária como observador da base. Pela direção colegiada do Sintufal, foi indicado Josilan (coordenador de patrimônio e informática).