Agenda cultural: baile municipal, Sintufal na folia e muito mais

04/02/2009 09h50 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h08

Baile Municipal

As prévias carnavalescas de Maceió começam hoje, 12, com o Baile Municipal, que será realizado em uma estrutura na praça Multieventos, na Pajuçara. No dia seguinte, a Liga dos Blocos fará o seu tradicional desfile nas ruas de Jaraguá. Já na manhã do sábado, dia 14, será a vez dos blocos Pinto da Madrugada, Turma da Rolinha e Pecinhas de Maceió desfilarem pela orla marítima de Maceió. Oficialmente, o carnaval de Maceió começará dia 21, com o desfile das cinco escolas de samba – Gaviões da Pajuçara, Jangadeiros Alagoanos, Arco-Iris, Girassol e 13 de Maio, em Jaraguá. No dia seguinte, 22, dez blocos de frevo sairão às ruas para animar os foliões. São eles: Poço na Folia, Sai da Frente, Daqui não Saiu, Meninos Canto da Cidade, Ta Kapega, Bonecos da Cidade, Águia de Ouro, Cavaleiros dos Montes, Ganso na Folia, Bolão no Frevo e Nega Juju. Já o Festival dos Bois acontecerá esse final de semana, 14 e 15 de fevereiro, no estacionamento de Jaraguá, das 16h às 22h, com a participação de 36 grupos.

Sintufal no Pinto

O Sintufal vai sair no Bloco Pinto da Madrugada, com concentração na Pajuçara, sábado pela manhã. As camisas estão sendo vendidas na sede do sindicato e na Biblioteca Centra da Ufal, por cinco reais e 1 kg de alimentos.

Filhos da Pauta nesta sexta”

Nesta sexta-feira, 13, a partir das 19h, o Bloco Carnavalesco Filhos da Pauta faz o seu tradicional desfile da praia de Sete Coqueiros em direção ao Carnaval de Jaraguá, ao som de Zuza Miranda e Taís, conhecida banda de Olinda. O “Filhos da Pauta” sairá dentro de suas características iniciais, com um frevo referência e muita música com a cara do carnaval alagoano, juntando os antigos foliões do bloco com as novas gerações de jornalistas, radialistas, relações públicas, estudantes e todos aqueles que, mesmo sem pertencer à área da comunicação social, são loucos por carnaval.

Fundado por jornalistas, radialistas e relações públicas interessados no resgate das raízes do carnaval alagoano, o Bloco se prepara para um desfile que promete marcar as prévias carnavalescas da Capital. Este ano, os pauteiros comemoram 18 anos de existência, os 50 anos do Sindicato dos Jornalistas e fazem uma homenagem especial ao radialista e compositor Edécio Lopes, autor da maioria dos frevos que fizeram a história da agremiação e do carnaval alagoano.

O jornalista e compositor Ricardo Mota é o autor do frevo “Edécio no Passo”, com arranjos do músico Zuza Miranda, de Olinda (PE). O frevo é um tributo a Edécio Lopes, grande expoente da nossa cultura musical, falecido no dia 22 de janeiro. O radialista compôs o frevo “Oi nóis aqui de novo” que se transformou no hino dos “Filhos da Pauta”, dando início a uma série de frevos.

As camisas podem ser adquiridas na Casa da Comunicação, localizada na praia do Sobral, e custam R$10. Mais informações: 3326-9168.

Filhinhos da Mamãe saem em bloco nesta sexta

Nesta sexta feira, 13 de fevereiro, o Bloco Filhinhos da Mamãe faz desfila no Jaraguá, integrando o Projeto “Carnaval que nos convém” da Ufal, realizado pela Proex (Pró-Reitoria de Extensão), Espaço Cultural Prof.Salomão de Barros Lima e Museu Théo Brandão da Ufal, em parceria com a ATA (Associação Teatral das Alagoas). Mais Informações com Ronaldo de Andrade, pelo telefone 9982 – 6587.

Théo Brandão – Criações do artista e professor de teatro Acioli Filho se misturam ao acervo do Museu Théo Brandão na mostra “Carnaval que nos Convém”. São máscaras, estandartes e bois espalhados pelas salas de exposições temporárias. Visitação de terça a sexta-feira das 9h às 17h; sábados das 14h às 17h. Aberto ao público.