Agenda cultural: agora é só carnaval!

19/02/2009 09h37 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h13

Bloco Guardiões do Baixo São Francisco

Na tarde de sexta-feira, 20 de fevereiro, o tradicional bloco Guardiões do Baixo São Francisco, organizado pelo 11º BPM, sairá pelas ruas da cidade histórica de Penedo.  Cerca de 200 policiais irão participar do evento, que será acompanhado pela banda musical de Penedo. O bloco conta ainda com estandarte e três bonecos tradicionais da cidade. Segundo o Ten Cel Pinheiro, comandante do 11º Batalhão, o objetivo do bloco é proporcionar um dia de descontração, aumentando a interação entre os policiais e a sociedade penedense.

Barra de São Miguel

Este ano, a festa na Barra de São Miguel  terá a participação de orquestras de frevo, desfile de blocos e atrações da música baiana. A festa terá início na sexta-feira (20) com a Orquestra de Frevo do Bloco Pinto da Madrugada e apresentações das bandas A Tribo e Badawê. No sábado (21), sobem ao palco montado na praça de eventos, no centro da cidade, as bandas Cannibal e Galope do Idem. O encerramento da segunda noite da festa será feito pela Orquestra de frevo do Bloco Pinto da Madrugada. A “folia de momo” na Barra de São Miguel prossegue no domingo (22) com as apresentações da orquestra de frevo do Bloco Pinto da Madrugada e das bandas A Farra e Pegada Perfeita. Nos dois últimos dias da festa, segunda e terça (23 e 24), as atrações são a orquestra de frevo do bloco Pinto da Madrugada, Jhonny, do É do Tchan, Banda Xá Três, A Farra e Badalada, respectivamente. Também está confirmado o desfile dos blocos como Bate-Lata e Maluketo.

Carnaval Maceió

O carnaval em Maceió conta com programação no Jaraguá. No dia 21, acontece o desfile das Escolas de Samba, a partir das 20:30. Vão desfilar as escolas: Jangadeiros, Gaviões da Pajuçara, Girassol, 13 de Maio e Arco-iris. No dia 22, acontece o desfile dos Blocos de Frevo e dos 10 Bois Campeões, a partir das 20:30. Os blocos que vão desfilar são: Poço na Folia, Sai da frente, Daqui não saio, Meninos Canto da Cidade, Tá Kapega, Bonecos da Cidade, Águia de ouro, Cavaleiros dos Montes, Ganso na Folia, Bolão no Frevo e Nega Juju.

Carnaval Marechal Deodoro

“Marechal é só folia no QG do Bem Amado”, com este slogan do carnaval em Marechal Deodoro. Várias bandas foram contratadas para garantir a alegria dos foliões no centro da cidade, durante todos os dias de carnaval. E 47 blocos deverão fazer uma procissão de alegria e descontração pelas ruas históricas. No sábado, 21, tem carnaval na prainha da Barra Nova das 13h às 16h, com Orquestra de Frevo. As bandas Xatrez, Pagolada e Bate-Papo se apresentam, a partir das 22h, no QG do Bem Amado, no Cais da Lancha. Domingo, 22, tem Matinê com Orquestra de Frevo e banda Cannibal, a partir das 16 horas. As bandas Bakanas Elétrico, Bora-Bora e Malandrinhos Elétrico sobem ao palco a partir das 22h, no QG do Bem Amado, no Cais da Lancha. Na segunda-feira, 23, novamente Carnaval na Prainha da Barra Nova, das 13 às 16 horas com Orquestra de Frevo. A partir das 22h no Cais da Lancha, tem show com as bandas Esquadrão de Bali, Geléia e Explosarte. Terça-feira, 24, tem Matinê com Orquestra de Frevo e banda Nuka Mel, a partir das 16horas e à noite, apresentam-se as bandas Pakaramba, Swing Samba e Pancada Elétricda, a partir das 22horas, no QG do Bem Amado, no Cais da Lancha.

Carnaval Rio Largo

Na sexta-feira, 20, às 19h, em Rio largo, terá  desfile do bloco, além de Bumba meu Boi,  Bonecos Gigantes e Orquestras de frevo, saindo da Praça do Seixo até o Calçadão da cidade. Todos os dias a Orquestra de Frevo Pirilampos abrirá a noite animando a garotada com a matinê no centro da cidade. No sábado, 21, o clima começa a esquentar com a apresentação das Bandas Bora Bora e Pega Fogo. No domingo, 22, depois da matinê terá a apresentação das bandas Canibal e Loko e Poko. Segunda-feira, 23, será a vez das bandas Samba Moral e Badalada se apresentarem no comércio de Rio Largo e para encerrar o carnaval do município, na terça-feira, 24, a banda Canibal fará uma nova apresentação junto com a banda Hit Mania.

Carnaval de Jequiá

Os festejos carnavalescos em Jequiá começam nesta sexta-feira, 20, com o tema "Carnaval, Sol, Lagoa e Mar é só aqui em Jequiá".  Muito frevo, axé, swingueira, blocos de ruas e bastante irreverência não faltarão durante os quatro dias de folia. Além da praça de eventos, no centro da cidade, à festa de Momo também vai se estender até os povoados do município. A abertura acontece na sexta-feira, 20, com os desfiles dos blocos da Educação e o Corujito, às 15h e 00h, respectivamente.

Carnaval Coqueiro Seco

Os tradicionais blocos de Coqueiro Seco que fazem as prévias continuam a contagiar o espírito dos foliões com muitas marchinhas de carnaval, garantindo ainda suas presenças até a quarta-feira de cinzas, além das bandas que já confirmaram shows. Para o folião, durante o carnaval, serão disponibilizados barracas, banheiros químicos, policiamento e caminhão-pipa.

Ariano Suassuna

Conhecido e aclamado pela autoria de obras-primas da literatura nacional, como o “Auto da Compadecida”, o paraibano Ariano Suassuna também se dedica às artes visuais. O portal Universia compila toda a beleza da obra visual de Suassuna em um passeio virtual. A exposição virtual produzida pelo Portal traz os desenhos fortes, quase sempre contornados, do poeta em iluminogravuras, xilogravuras, símbolos e alfabeto armoriais, que são herança da pintura popular nordestina. É possível conferir, ainda, a biografia completa do artista. A exposição virtual pode ser conferida no link www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=17387.