Programa Cultura Corporal, Esporte e Saúde

O programa tem como objetivo a oferta de ações à comunidade acadêmica e comunidade em geral, para desenvolvimento da educação integral, da qualidade de vida, da promoção da saúde e de sentidos lúdicos, estéticos, culturais, humanísticos dos sujeitos envolvidos, por meio de atividades da cultura corporal. E ainda, incentiva as práticas de atividades da Cultura Corporal, e contribui para formação de valores, atitudes importantes para o respeito à cultura, e ao outro, a convivência, e o autocuidado. Além disso, difunde o conhecimento gerado pelos estudantes, técnicos e professores da Ufal junto à comunidade.

Trata-se de uma proposta da PROEX que apoia diferentes iniciativas alinhadas ao objetivo do programa nos Campi e Unidades Educacionais da Ufal, nas quais podem se inscrever gratuitamente os membros da comunidade universitária e/ou da comunidade em geral de acordo com a especificidade de cada projeto.

Alguns exemplos são os projetos:

- “Ginástica Circense” que oferta no Campus Arapiraca atividades ginásticas para a comunidade em geral e do campus, culminando com apresentações artísticas em Festivais;

- “Vamos Vadiar: Capoeira no Campus”, que oferta capoeira e organiza eventos de capoeira na Universidade e em uma escola estadual em Arapiraca (EPIAL).

- “Academia da Universidade”, que busca proporcionar aos alunos, professores e funcionários da Ufal um espaço supervisionado onde os mesmos possam realizar atividades físicas, possibilitando uma melhor qualidade de vida e saúde.

- “Sala de Cuidados professor Antônio Piranema”, que oferece uma série de cuidados e práticas integrativas, como o Reike, auriculoterapia, Yoga, meditação e massoterapia, além de rodas de conversa sobre a importância da inserção das práticas integrativas, como um dos caminhos para atendermos o princípio da integralidade, preconizado pelo SUS e o fortalecimento do controle social.

Academia da Universidade

O Projeto visa oferecer aos alunos do curso de Educação Física/Bacharelado a possibilidade de associar a teoria à prática profissional nas ações praticadas em Academias de Ginástica e Musculação, adicionalmente, oferecemos a cerca de 500 participantes (docentes, discentes, demais servidores da UFAL), através de um Programa de Exercícios Físicos, melhor ou manter níveis adequados de aptidão muscular, aptidão funcional, saúde e QV, sem custo e sob a supervisão de docentes e discentes do Curso de Educação Física/Bacharelado.

Local de Funcionamento: Laboratório de Aptidão Física, Desemenho e Saúde da UFAL (LAFIDES/UFAL). Av, Lourival de Melo Mota, SN, Tabuleiro do Martins, Bloco de Educação Física.

Email: academia.ladifesufal@gmail.com

Sala de Cuidado e Práticas Integrativas Complementares – Promovendo Saúde no Campus – Ufal e seu entorno

Este projeto está em consonância com o Projeto Pedagógico dos cursos da saúde da UFAL, que visam formar profissionais generalistas, capazes de atuarem interdisciplinarmente, tornando-se um profissional com conhecimento crítico, reflexivo e de competência social, técnico-científica. A sala irá oferecer a toda comunidade acadêmica e extra muros, além das práticas como Reiki e massagem, vivencias de danças circulares e yoga, contribuindo com a saúde integral dos indivíduos.

Locais de Funcionamento: Sala, 205 bloco E, do antigo CSAU, Unidade de Saúde do Graciliano Ramos e Unidade de Saúde Denisson Meneses

Responsável: Profa. Maria Edna bezerra

Email: medna.pc@gmail.com

Vamos Vadiar: Capoeira no Campus

O projeto visa dialogar com a comunidade acadêmica sobre as nuances da capoeira. Entendendo a História e trabalhando os movimentos. Fazendo um resgate da história através de aulas teóricas com formação de um grupo de estudos e também apresentação de videos, bem como trazendo pessoas dos grupos de capoeira para relatar suas experiências. Não deixando de lado a prática da capoeira, dentro desta a vivência com os instrumentos e outras manifestações culturais.

Responsável: Tatiane Trindade – Campus Arapiraca

Local de Funcionamento: Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca, Bairro Bom Sucesso, Sala 11 Bloco B

Email: tatiane.machado@arapiraca.ufal.br

‘Ginástica Circense: A Arte do Malabarismo na UFAL’

Trata-se de um projeto que parte da problemática de difusão da ginástica circense na UFAL-Campus Arapiraca, conhecimento socialmente relevante à formação humana dos indivíduos, posto que possibilita para o desenvolvimento da criatividade, cooperação, estética e expressão corporal. O projeto pretende integrar estudantes de todos os cursos da UFAL que tenham interesse na manifestação das artes circenses. Não há limites de idade e também podem participar professores, técnicos-administrativos e servidores terceirizados do Campus UFAL Arapiraca.

Responsável: Petra Schnneider

Email: petra.edf@gmail.com