JEC - Primeira Jornada Educacional e Cultural

Logo I Jornada Educacional e Cultural

I Jornada Educacional e Cultural (JEC) – EaD em Movimento

Conectando Experiências com Membros da Educação a Distância


Sobre o Evento e Nossos Objetivos

A I Jornada Educacional e Cultural (JEC) nasce com o propósito de fortalecer a integração entre os polos, coordenações, docentes, tutores, técnicos e estudantes, promovendo espaços de diálogo, formação, socialização de experiências e valorização das práticas desenvolvidas na Educação a Distância. O evento será realizado de forma itinerante, aproximando a universidade dos diferentes territórios alagoanos e fortalecendo a identidade da comunidade acadêmica da EaD/Ufal.

O que esperamos alcançar:

  • Promover a integração da comunidade acadêmica do Sistema UAB em Alagoas por meio de atividades científicas, culturais e formativas que fortaleçam a Educação a Distância no estado.
  • Compartilhar experiências exitosas desenvolvidas nos polos.
  • Incentivar a produção científica e a divulgação de trabalhos.
  • Promover momentos de formação continuada.
  • Fortalecer a articulação entre universidade, polos e comunidade.
  • Valorizar a cultura regional em cada território visitado.

⚠️ ATENÇÃO: A inscrição no formulário confirma sua intenção de participação. A emissão do certificado está estritamente condicionada à assinatura da lista de presença oficial durante o credenciamento presencial nos polos.

Inscreva-se no Evento


A Importância de Submeter o seu Trabalho

A apresentação de trabalhos acadêmicos é um dos pilares da nossa jornada. É através dela que fortalecemos a pesquisa, trocamos experiências valiosas e construímos o conhecimento coletivo. A Comissão Organizadora da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância da Universidade Federal de Alagoas (Cied - Ufal), convida a comunidade acadêmica a enviar seus resumos científicos para serem apresentados durante a realização do evento.

Orientações Gerais de Submissão:

  • Serão aceitos: relato de experiência, relato de caso, pesquisa concluída ou em andamento, projeto de extensão e revisão de literatura.
  • Formato obrigatório: Resumo Expandido (no mínimo 1000 e no máximo 1500 palavras, com limite de até 3 laudas).
  • O arquivo deve estar obrigatoriamente em formato editável (Microsoft Word / .doc / .docx) e seguir o Template Oficial.
  • Cada trabalho pode ter no máximo 1 (um) autor principal e até 4 (quatro) coautores.
  • Cada autor pode submeter, no máximo, 2 (dois) resumos.

Não perca a chance de dar visibilidade ao que você produz na universidade!


Cronograma de Inscrições e Encontros

Prazos Importantes

  • Abertura das Inscrições e Submissões: 02 de setembro de 2026
  • Prazo Final para Submissão de Trabalhos: 02 de outubro de 2026
  • Resultado Preliminar dos Aprovados: 15 de outubro de 2026
  • Resultado Final dos Trabalhos Aprovados: 28 de outubro de 2026

📍 1º Encontro: Polo Santana do Ipanema – 07/11/2026

  • A Sala como Espaço de Possibilidades: criatividade, ludicidade e inclusão
  • Arte e Cultura: expressões artísticas regionais na EaD

📍 2º Encontro: Polo Teotônio Vilela – 14/11/2026

  • Psicomotricidade na Educação Infantil: o Corpo em Movimento e a Construção da Aprendizagem
  • Incorporação de Tecnologias Imersivas: RA e RV no Processo Educativo
  • Zotero: gerenciamento de referências bibliográficas na pesquisa
  • Oficina de Libras

📍 Encerramento: Polo Maragogi – 28 e 29/11/2026

  • Crianças de 0 a 3 Anos: Práticas Pedagógicas, Materiais e Materialidades
  • Sala Maker: Espaço de Criação e Novas Tecnologias
  • Corporalidade e aprendizagem: yoga como ferramenta de estudos
  • Nota: As apresentações dos trabalhos aprovados (Pôster e Comunicação Oral) ocorrerão presencialmente no dia 29/11.
Logo do chatbot Mundaú
AO VIVO
Rádio Ufal Pronto para tocar
Fechar(x) Carregando...