Histórico

A Educação a Distância (EaD) na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) deu seu primeiro passo em 1998, no Centro de Educação (Cedu), por meio das ações do Programa de Assessoria Técnica aos Municípios Alagoanos (Proumal), com o objetivo de viabilizar a formação em nível superior, que pudesse tornar real a qualificação professores da rede pública. Assim, o programa visava à diminuição do número de professores sem graduação, o que na época correspondia a 10% do quadro de professores.

Diante dessa realidade e da experiência já existente no curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), pioneiro na formação de licenciados nessa modalidade no país, duas professoras do Cedu foram capacitadas junto ao Consórcio Brasilead, na Universidade de Brasília e, ao final do curso de Especialização em Educação a Distância, elaboraram, como trabalho final, a proposta do Curso de Pedagogia a Distância da Ufal (ALMEIDA apud MERCADO, 2007).

 

Multiplicando conhecimentos e ampliando horizontes

Em mais de dez anos de existência, o Núcleo de Educação a Distância desenvolveu uma competência teórico-metodológica a respeito da modalidade de ensino, o que o credenciou para assessorar e preparar equipes de outras instituições do estado para o trabalho com a EaD, capacitando professores da rede pública.

Em 2002, a Ufal se credenciou para a oferta de cursos na modalidade a distância, pela Portaria nº 2.631, do Ministério da Educação (MEC), em 2002. Nesse período ocorre a descentralização dos núcleos, por meios dos polos, para oferta do curso de Pedagogia a distância (Mercado et all, 2004). Nesse contexto, a introdução de disciplinas semipresenciais nos cursos, possibilitou a complementação das atividades de aprendizagem, combinando o melhor do presencial com a flexibilidade que o virtual permite.     

No ano de 2005, a EaD se desvinculou do Centro de Educação, passando a assumir novas demandas de outras áreas, como por exemplo, a oferta de cursos de graduação em Matemática, Química e Física. A então Secretaria Especial de Educação a Distância (Seed) do MEC, por meio de suas agências de fomento, lançaram editais, os quais possibilitavam o início das discussões sobre a constituição de uma Universidade Aberta do Brasil (UAB). Desta forma, foram aprovados os projetos de polos de apoio presencial e cursos de bacharelado, passando a funcionar a partir do ano de 2007, cursos de aperfeiçoamento, especialização lato sensu, graduação-licenciatura e graduação- bacharelado em diversas áreas, através dos polos espelhados pelo estado.

 

Visão

Os projetos existentes na Ufal visam a construção e ampliação das condições didático-pedagógicas para a melhoria dos cursos EaD e ao acesso à utilização das TICs nas atividades presenciais ou a distância por seus professores e alunos. Abrangem um grupo de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar, movimentando pesquisadores e alunos de diversas áreas, envolvidos com atividades na modalidade a distância de ensino, pesquisa e extensão, o que contribui na elevação da qualidade da formação acadêmica.

 

Fonte: MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Percursos na formação de professores com tecnologias da informação e comunicação na educação. Maceió: Edufal, 2007.