Ufal abre inscrições para segunda edição de Torneio Feminino de Xadrez

Evento acontecerá em 8 de março no Complexo Esportivo do Campus A.C. Simões, em Maceió
Por Deriky Pereira – jornalista
01/03/2024 12h33 - Atualizado em 05/03/2024 às 15h52

A segunda edição do Torneio Feminino de Xadrez da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) já está recebendo inscrições. O evento, que é aberto a toda a comunidade alagoana, será realizado numa data simbólica: no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, das 14h às 16h30, no Complexo Esportivo do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe), situado no Campus A.C. Simões, em Maceió.

De acordo com Davi Matheus, líder do Clube de Xadrez da Ufal e organizador do evento, a dinâmica será da seguinte forma: serão seis rodadas no ritmo 10'+2" com 25 minutos de duração cada no decorrer do tempo previsto de realização do Torneio. Ao final, às 16h30, será realizada a premiação com medalhas às quatro primeiras na categoria Geral, e às duas primeiras nas categorias Sub10 e Sub 14. Brindes também serão distribuídos às participantes.

“Também teremos alguns critérios de desempate, tais como: o confronto direto se houver o confronto direto entre as empatadas; pontuação dos adversários que enfrentou excluindo a pior; pontuação dos adversários que enfrentou; pontuação dos adversários que venceu mais metade da pontuação dos adversários que empatou e o Armagedon [5' vs 4']”, explica Davi Matheus.

Ele conta ainda que as expectativas para o evento são as melhores e aproveita para registrar importantes agradecimentos. “Agradeço o apoio e incentivo ao xadrez do professor e diretor do Instituto de Matemática, Isnaldo Isaac, e também do professor Pedro Balikian, gerente de Esportes da Pró-reitoria Estudantil [Proest] da Ufal”, registra Davi Matheus, apontando-os como apoios fundamentais para realização dos eventos.

Quer aprender Xadrez? A hora é agora!

Para quem não domina muito bem a arte do Xadrez, existem monitorias para acompanhamento e orientação aos interessados. “As monitorias ou oficinas são ideais aos iniciantes para aprender a jogar Xadrez do zero e também ao mais experiente ter a oportunidade de praticar partidas amistosas contra seus colegas. Elas estão abertas aos estudantes da Ufal que devem confirmar participação pelo direct no perfil @cxufal ou pelo WhatsApp por meio do (82) 99107-1035”, diz Davi.

As ações ocorrem em diversos dias e horários e também tem aquela destinada exclusivamente às mulheres, que acontecem sempre às sextas-feiras, das 13h30 às 14h30, no Complexo Esportivo do Campus A.C. Simões, em Maceió. No entanto, Davi alerta que, no momento, esta é uma ação voltada apenas aos estudantes e às estudantes da Ufal.

Veja detalhes sobre as monitorias aqui.

Leia também: Primeira edição da Copa Ufal de Xadrez acontece em março e já recebe inscrições.