Primeira edição da Copa Ufal de Xadrez acontece em março e já recebe inscrições

Evento será realizado no Complexo Esportivo do Campus A.C. Simões, em Maceió, para estudantes da Ufal e de outras instituições de ensino superior
Por Deriky Pereira – jornalista
26/02/2024 16h10

O Clube de Xadrez da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realiza sua primeira Copa entre os dias 4 de março e 5 de abril no Complexo Esportivo do Campus A.C. Simões, em Maceió, e já conta com inscrições abertas. A competição é aberta aos estudantes da Ufal e também de outras instituições de ensino superior, e custam R$ 5. Os interessados podem se inscrever até às 15h do dia 3 de março através do número (82) 99107-1035 . 

Cada jogador deve combinar com seu adversário o dia, horário e local na Ufal para disputar o match de quatro partidas no ritmo 10'+2". Cada fase da Copa deve ser disputada no intervalo máximo de cinco dias [de segunda a sexta]. Se algum jogador não tiver condições de disputar o match dentro do prazo, seu adversário será declarado vencedor por W.O”, explica Davi Matheus, organizador da ação.

Segundo ele, a cor das peças na primeira partida deve ser sorteada no cara ou coroa pelos próprios jogadores ou um terceiro. As demais partidas devem alternar as cores até o fim do match. Além disso, o match deve acontecer na presença de duas testemunhas escolhidas uma por cada jogador. As testemunhas podem ser atletas da competição ou qualquer outra pessoa que saiba jogar xadrez.

“As testemunhas devem permanecer em silêncio durante o match, mas, quando solicitadas pelos atletas, podem auxiliar na arbitragem caso tenham conhecimento para isso. Além disso, é papel da testemunha tirar foto em cada partida e registrar o resultado do match no grupo do Clube de Xadrez da Ufal no WhatsApp. O vencedor será aquele com mais pontos nas quatro primeiras partidas do match”, explica Davi.

E se der empate, ele também explica como será a dinâmica: “Em caso de empate (2x2), mais duas partidas devem ser disputadas no ritmo 5'+2". Persistindo o empate, será disputado mais uma partida no ritmo 5'+2" até termos um vencedor”, complementa Davi Matheus, líder do Clube de Xadrez da Ufal.

Dinâmica da Copa

Os jogos da 1ª edição da Copa Ufal de Xadrez serão feitos da seguinte forma: a primeira fase, entre os dias 4 e 8 de março; as oitavas de final, de 11 a 15 de março; as quartas de final, acontecerão de 18 a 22; a semifinal, por sua vez, será na última semana do mês, entre os dias 25 e 29; já a grande final, acontecerá entre os dias 1º e 5 de abril.

“As minhas expectativas para o xadrez universitário são das melhores. Agradeço o apoio e incentivo ao xadrez do professor e diretor do Instituto de Matemática, Isnaldo Isaac, e também do professor Pedro Balikian, gerente de Esportes da Pró-reitoria Estudantil [Proest] da Ufal”, registrou Davi Matheus.

Quer aprender Xadrez? A hora chegou!

E para quem não domina muito bem a arte do Xadrez, ele alerta: existem monitorias para acompanhamento e orientação aos interessados. “As monitorias ou oficinas são ideais aos iniciantes para aprender a jogar xadrez do zero e também ao mais experiente ter a oportunidade de praticar partidas amistosas contras seus colegas. Elas estão abertas aos estudantes da Ufal que devem confirmar participação pelo direct no perfil @cxufal ou pelo WhatsApp por meio deste contato”, diz Davi.

As ações de monitoria ocorrem no Complexo Esportivo da Ufal às terças, das 15h30 às 16h30, com Lucas Espíndola, do 2º período de Arquitetura e Urbanismo; quartas das 15h30 às 16h30, com Gabriel Ribeiro, do 4º período de Enfermagem; na quinta-feira, entre 17h30 e 18h30, com o graduando João Vitor, do 8º período de Direito e na sexta, das 13h30 às 14h30, com Emy Oliveira, para o grupo de xadrez feminino. Também às quartas, mas das 19h às 20h, o estudante André Luiz oferta monitoria na Biblioteca Central.

“O monitor ficará responsável pela sala de xadrez durante o horário combinado pelo mesmo e terá autonomia para ensinar o esporte para algum novato, organizar partidas amistosas, treinar e estudar partidas de xadrez, etc. A sala, no Complexo Esportivo, conta com ar-condicionado, um quadro magnético de xadrez, mesas, cadeiras, peças, tabuleiros e relógios”, explica Davi, ao complementar que esta ação é exclusiva para estudantes da Ufal.

Veja detalhes sobre as monitorias aqui. E acompanhe o perfil @cxufal no Instagram para saber detalhes dos torneios e outras ações do Clube de Xadrez da Ufal.