Ufal tem inscrições abertas para cursos variados de mestrado e doutorado

Confira vagas, prazos para inscrição e áreas de ensino dos programas de pós-graduação
Por Deriky Pereira – jornalista
04/12/2023 15h25 - Atualizado em 04/12/2023 às 15h58

Se você está procurando uma oportunidade para se qualificar ainda mais, a hora é agora! A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informa que estão abertas as inscrições para cursos de mestrado e doutorado nas mais diversas áreas do conhecimento com início das aulas no semestre letivo de 2024.1. E o melhor: todo o procedimento é gratuito, com inscrições feitas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

O Mestrado em Ciências Médicas recebe inscrições para 20 vagas até a próxima sexta (3). Podem se inscrever os portadores de diploma de nível superior dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Psicologia, Ciências Biológicas, Biomedicina e Educação Física ou cursos afins emitidos por Instituições de Ensino Superior (IES) reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Até o dia 15 de dezembro, estão abertas as inscrições para o mestrado em Informática. Podem participar do processo seletivo os graduados em Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação e áreas afins, além de portadores de diplomas que se interessem por pesquisa e inovação em temas relacionados às linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI). O resultado deve sair em 20 de janeiro de 2024 e as aulas têm previsão de início já no dia 29 do mesmo mês.

Mestrados e doutorados

Os cursos de mestrado e doutorado em Ciências da Saúde ofertam 47 vagas no total até o dia 23 de dezembro. Para o mestrado, podem se inscrever os portadores de diploma de nível superior e para o doutorado, podem se inscrever aqueles que tenham titulação de mestre. Concluintes também podem se inscrever, mas devem apresentar declaração assinada pela coordenação do curso com previsão de formatura antes da matrícula.

Já os de mestrado e doutorado em Proteção de Plantas, com 12 vagas para cada, recebem inscrições até o dia 22 de janeiro. Podem se inscrever os portadores de diploma de nível superior dos cursos de Agroecologia, Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Florestal, Química e Biotecnologia; ou áreas afins das Ciências Agrárias. Concluintes (da graduação, para o mestrado ou do mestrado rumo ao doutorado) também podem se inscrever, mas devem comprovar o encerramento do curso no ato da matrícula.

Mestrados profissionais

As inscrições para o Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) seguem até o dia 17 de dezembro. Podem se inscrever aqueles que tenham graduação em qualquer curso reconhecido pelo MEC e ter realizado o teste da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração (Anpad) em fevereiro, julho, setembro e novembro de 2022 e fevereiro, junho, agosto, setembro, outubro e novembro de 2023.

Já o Mestrado Profissional em Saúde da Família (Profsaude) recebe inscrições de 18 de dezembro deste ano até 19 de fevereiro de 2024. Podem se inscrever aqueles que tenham formação em Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, além de bacharéis em Educação Física e graduados em Saúde Coletiva conforme portaria nº 772/2018. A seleção será realizada em conjunto com o Ministério da Saúde.