Mestrado em Ciências Médicas está com inscrições abertas

Seleção para as 20 vagas ofertadas vai até o dia 3 de dezembro voltado a aluno regular

Por Deriky Pereira – jornalista
27/10/2023 13h41 - Atualizado em 03/05/2024 às 15h40

O Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informa que estão abertas as inscrições para o primeiro semestre letivo de 2024 no curso de mestrado. Os interessados em concorrer a uma das 20 vagas ofertadas terão até o dia 3 de dezembro para concorrer ao processo seletivo, cuja inscrição é gratuita, deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Conforme o edital, podem se inscrever os portadores de diploma de nível superior dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Psicologia, Ciências Biológicas, Biomedicina e Educação Física ou cursos afins emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Concluintes dos cursos citados também podem, desde que comprovem a conclusão do mesmo na data da matrícula no mestrado.

Além disso, toda a documentação solicitada – que pode ser vista na íntegra no item 6 do edital disponível em anexo no final desta página – deve ser inserida eletronicamente durante a inscrição do processo seletivo apenas no formato PDF. Os documentos devem ser digitalizados sem rasuras e frente e verso quando necessário e a falta de algum ou a ilegibilidade das cópias digitais impedirá o deferimento da inscrição. Também não serão aceitos documentos impressos.

Sobre o processo seletivo

A seleção para o mestrado em Ciências Médicas contará com algumas etapas, tais como: prova teórica com 10 questões de múltipla escolha; defesa de projeto de pesquisa, ambas de caráter eliminatório e classificatório e realizadas presencialmente no prédio da Faculdade de Medicina (Famed), no Campus A.C. Simões, em Maceió, além da análise do curriculum lattes  sendo esta, apenas, de caráter classificatório. Informações sobre a bibliografia da prova e a estrutura do projeto de pesquisa estão nos anexos do edital.

Das 20 vagas ofertadas, 12 serão disponibilizadas ao sistema de cotas de acordo com a Resolução nº 82/2022, sendo distribuídas da seguinte forma: quatro para afrodescendentes, duas para indígenas, duas para pessoas com deficiência, duas vagas para pessoas trans (Transgêneros, Transexuais e Travestis), refugiados ou assentados e outras duas vagas para servidores da Ufal. O candidato que optar pelas vagas do sistema de cotas deverá anexar na inscrição o formulário específico de autodeclaração que consta no anexo 6 do edital.

Informações adicionais

O edital destaca ainda que, não havendo candidatos aprovados em número suficiente para o total de vagas destinadas, estas poderão resultar sem preenchimento ao final da seleção. Além disso, a matrícula institucional dos candidatos selecionados será realizada na Secretaria do Curso pelo candidato ou seu representante legal, em período a ser divulgado junto à publicação do resultado final, que será divulgado em 5 de março de 2024.

As aulas têm previsão de início para a semana seguinte, no dia 11 de março. Outras informações podem ser esclarecidas pelo e-mail: ppgcm@famed.ufal.br ou pelo (82) 3214-1172.

Clique aqui e veja o edital na íntegra