Professor recebe homenagem pelo Dia do Nutricionista

Na última terça-feira, 30 de agosto, o professor da Faculdade de Nutrição (Fanut) e presidente da Associação Alagoana de Nutrição, Haroldo Ferreira, recebeu homenagem durante a II Jornada de Nutrição, na Faculdade de Maurício de Nassau, em comemoração ao Dia do Nutricionista. Além do Haroldo, palestraram no evento as nutricionistas Ana Beltrão, que abordou a “Gestão de Pessoas nos Serviços de Nutrição” e Fabiana Accioly ministrou a palestra “Nutrição Esportiva: uma área em ascensão”.

01/09/2011 13h43 - Atualizado em 11/08/2014 às 10h44
Professor Haroldo ferreira foi diretor da Faculdade de Nutrição de 2005 a 2009

Após as palavras de boas-vindas e de felicitações aos nutricionistas proferidas pelo diretor da Faculdade, Professor Pedro Guedes, a Coordenadora do Curso de Nutrição iniciou a homenagem ao Professor Haroldo Ferreira. Entre outros argumentos para justificar a homenagem, constou a leitura da biografia do homenageado.

Haroldo é professor da Ufal desde 1987, e no ano seguinte ingressou no Mestrado em Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 1992, iniciou o Doutorado na Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ao retornar do doutorado, Haroldo assumiu a Chefia do então Departamento de Nutrição da Ufal e, em sequência, conseguiu bolsa de produtividade em pesquisa concedida pelo CNPq.

O peasquisador publicou em novembro de 2000, o livro “Desnutrição: Magnitude, Significado Social e Possibilidade de Prevenção” e inúmeros artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, o que lhe proporcionou convites para atuar como membro do corpo editorial (Revista de Nutrição) e revisor de diversos periódicos (British Journal of Nutrition, Cadernos de Saúde Pública, Ciência & Saúde Coletiva, European Journal of Clinical Nutrition, Journal of Health, Population and Nutrition, Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, Revista Panamericana de Salud Pública, entre outros).

Com a criação das Unidades Acadêmicas o professor, foi o primeiro Diretor da Faculdade de Nutrição da Ufal, cargo que exerceu de 2005 a 2009, enquanto exercia o cargo de Presidente da Associação Alagoana de Nutrição e membro dos Conselhos Nacional e Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

No momento, está concluindo a coleta de dados do projeto que dimensiona o perfil de saúde da população quilombola do estado,  financiado na faixa de maior competitividade do CNPq e cujo componente de extensão representou o único projeto de Alagoas aprovado em 2008 pelo Ministério da Educação. Em 2011 concluiu a redação do livro Redação de Trabalhos Acadêmicos nas Áreas das Ciências Biológicas e da Saúde, o qual se encontra em produção pela Editora Rubio com lançamento previsto para 2012. Atualmente, estão sob sua orientação 25 alunos, sendo 9 em nível de mestrado e 16 em iniciação científica.