Professor Hilário Alencar é reeleito para presidência da SBM

O professor Hilário Alencar da Silva foi reeleito para a presidência da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) com 617 votos (90,74% do total), em chapa única. O resultado da eleição foi divulgado na quinta-feira, 28 de julho, no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Hilário é alagoano, pós-doutor em Matemática pelo Impa, professor associado da Universidade Federal de Alagoas e membro da Academia Brasileira de Ciência.

01/08/2011 12h51 - Atualizado em 11/08/2014 às 10h44
Hilário Alencar, do Instituto de Matemática, foi reeleito presidente do SBM

Por Renata Oliveira - Jornal da Ciência

Foram eleitos também Marcelo Viana (Impa) para vice-presidente, Vanderlei Horita (Unesp) para primeiro secretário, Ronaldo Garcia (UFG) para segundo secretário e Adán Corcho (Ufal) para tesoureiro. Quatro novos membros compõem o Conselho Diretor: Elon Lages Lima (Impa), Daniel Cordeiro (UFCG), Enaldo Vergasta (UFBa) e Walcy Santos (UFRJ). Já para o Conselho Fiscal foram eleitos Antônio Gervásio Colares (UFC), Carlos Frederico Palmeira (PUC-RJ) e Sebastião Firmo (UFF).

Para o matemático Jacob Palis, presidente da ABC, a equipe reeleita vem fazendo um trabalho histórico à frente da SBM, com projetos como o Profmat - programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. "O Profmat tem enorme influência para melhorar o ensino da Matemática no nível básico", avalia Palis.

Na cerimônia de posse da nova diretoria, foram apresentados os resultados da gestão 2009-2011. Entre eles, foi sublinhada a reformulação do comitê editorial para publicação de livros da área (atualmente com 38 títulos e cinco coleções), a realização de parcerias com a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), e a instalação de novos pontos de vendas de livros, em quiosques e internet.

Entre as atividades que a SBM realiza, como as Olimpíadas de Matemática, destaca-se o projeto Klein, que tem como objetivo dar uma visão ampla da Matemática aos professores e educadores do ensino médio e da graduação universitária além de oferecer publicações, DVD e site específico para consultas. Também entre as iniciativas da SBM estão o programa Integrando a Amazônia que apoia atividades de pesquisa e pós-graduação nesta região do País e o Profmat, programa de pós-graduação stricto sensucom bolsa da Capes, para aprimoramento da formação profissional de professores da rede pública.

Foram homenageados na cerimônia, com o título de associados honorários, os professores Cesar Camacho, Jean François Treve, Harold Rosenberg e in memorian o uruguaio Ricardo Mañé, falecido em 1995.

Para a nova gestão, o professor Hilário visa, entre outras atividades, ampliar o Profmat, o Integrando a Amazônia e a coleção de textos matemáticos de alta qualidade, com linguagem e preço acessíveis.

Fundada em 1969, a SBM é uma entidade civil sem fins lucrativos voltada para estimular o desenvolvimento da pesquisa e do ensino da Matemática no País. Entre suas ações destacam-se o estímulo ao ensino de qualidade em todos os níveis, por meio da produção e divulgação de textos matemáticos; a promoção de reuniões científicas periódicas e o incentivo ao intercâmbio entre profissionais brasileiros e do exterior.