Pins tem início com o debate sobre o compromisso social da Ufal

Setenta técnicos e professores empossados em 2011 participam do Programa de Inserção do Novo Servidor à vida na Ufal (Pins), que teve início nesta terça, 5. O evento está sendo realizado no Auditório do antigo Csau e terá a participação de todos os setores da Universidade.

05/07/2011 14h00 - Atualizado em 11/08/2014 às 10h44
A reitora Ana Dayse deu início ao evento

O Pins foi planejado pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) com o intuito de proporcionar análises e discussões importantes para o exercício profissional. Além disso, o programa esclarece e informa, através das pró-reitorias e outras áreas da instituição, sobre programas, projetos e serviços disponíveis tanto para o servidor técnico, quanto para o servidor docente.

A abertura aconteceu com uma mesarredonda com a participação da reitora Ana Dayse Rezende Dorea, do professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), Cícero Péricles, além do professor do Instituto de Ciências Sociais, Bruno César Cavalcanti. Os professores abordaram “A realidade do Estado de Alagoas X Compromisso Social da Ufal.” Uma roda de conversa com os pró-reitores, abordando os serviços disponibilizados pelas pró-reitorias, dá continuidade ao evento.

Em sua participação, a reitora apresentou aos recém-chegados a estrutura dos campi da Universidade, algumas das diversas áreas de pesquisa neles desenvolvidas, a exemplo dos trabalhos com cana-de-açucar, gás e petróleo e apresentou parcerias com instituições públicas e privadas. “Vocês farão a história dos próximos 50 anos da Ufal”, disse Ana Dayse. “E eu torço para que vocês façam bem”, concluiu.

Do total de novos servidores, espalhados pelos três campi, 15 são técnicos e 55 são professores. Entre os novos professores está Elaine Virgínia Martins, que atua em Arapiraca há três meses e se diz satisfeita com o que encontrou, pois não esperava que lá houvesse uma estrutura satisfatória. “Em termos de pesquisa, estrutura física e qualidade de ensino, estou vendo muita coisa boa”, diz. Do campo de bioquímica e farmacologia do curso de Enfermagem, Virgínia, que é pernambucana, está morando na cidade graças à possibilidade de continuar suas pesquisas de mestrado, com o apoio de professores atuantes da mesma área.

Os participantes desta edição do Pins são, em sua maioria, aqueles que entraram na Ufal a partir de fevereiro deste ano. Entretanto, isto não impede que servidores empossados em 2010 e que não participaram do último evento participem do que está sendo realizada esta semana.

A quarta-feira, 6, será marcada por informes e apresentação dos serviços da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), com a superintendente Aline Barboza; da Progep, com a coordenadora de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Cleide Ferreira; além do Departamento de Administração de Pessoas (Dap), com Wellington Pereira.

Ainda no segundo dia, o Regime Acadêmico e o Sistema Acadêmico serão abordados pelo professor Alexandre Lima, coordenador de Desenvolvimento Pedagógico da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e José Geraldo Gomes Ribeiro, diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). No período vespertino, representantes do Sintufal e da Adufal têm um momento de conversa com os novos servidores.

Veja a programação do Programa de Inserção do Novo Servidor.