Pins aponta nova realidade da Ufal: "são mil novos servidores em quatro anos", diz Cardeal

O primeiro dia do Programa de Inserção do novo servidore à vida na Ufal teve início nesta terça-feira, 5, com a presença de setenta professores e técinicos. A abertura aconteceu com uma mesarredonda com a participação da reitora Ana Dayse Rezende Dorea, do professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), Cícero Péricles, além do professor do Instituto de Ciências Sociais, Bruno César Cavalcanti. Os professores abordaram “A realidade do Estado de Alagoas X Compromisso Social da Ufal.”

01/01/1000 00h00 - Atualizado em 11/08/2014 às 10h44

Jhonathan Pino - jornalista

Durante o período da tarde, os representantes das pró-reitorias Silvia Cardeal, pró-reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho; João Carlos Barbirato, pró-reitor de Gestão Institucional; José Roberto, coordenador de Programas de Extensão da Pró-reitoria de Extensão; Ruth Vasconcelos, coordenadora de Política Estudantil da Pro-reitoria Estudantil e Sandra Nunes, coordenadora de Pós-Graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, conversaram com os servidores sobre as dificuldades e evoluções na realidade dos diversos setores da Universidade.

José Roberto abordou a importância que a extensão tem na Universidade, como fruto da união de outras atividades desenvolvidas: "Não existe extensão sem ensino e pesquisa: sem extensão, o conhecimento adquirido na Universidade com o ensino e a pesquisa viram apenas papel", declarou o professor.

Sandra Nunes apontou o crescimento da pesquisa nas duas últimas décadas com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), que passou de 35 bolsistas no início da década de 90 para mais de 400 bolsas em 2011.

Já Anderson Barros abordou a necessidade para que os professores conheçam os projetos pedagógicos de seus cursos para que assim possam construir um projeto cada vez mais consistente.

O professor Carlos Barbirato também abordou a importância do planejamento para as diversas atividades da Universidade "e a Proginst tem um papel transversal nesse planejamento, atuando em todas as atividades da Ufal', destacou Barbirato.

Sílvia Cardeal fechou o dia apontando os números de contratações da Universidade nos últimos anos: "temos hoje cerca de mil novos servidores entre os três mil existentes na Universidade. Esses números foram conseguidos com a expansão da universidade nesses últimos quatro anos. Nós estamos recebendo um contingente em que é preciso ser muito mais do que um profissional liberal para atuar nessa instituição; estamos recebendo alguém para ser educador, empreendedor, alguém que esteja engajado no projeto pedagógico da Universidade e no desenvolvimento da realidade local. Nós somos uma instituição que produz o saber, a ética e o desenvolvimento para a sociedade", disse Cardeal.

Do total de novos servidores, espalhados pelos três campi, 15 são técnicos e 55 são professores. Entre os novos professores está Elaine Virgínia Martins, que atua em Arapiraca há três meses e se diz satisfeita com o que encontrou, pois não esperava que lá houvesse uma estrutura satisfatória. “Em termos de pesquisa, estrutura física e qualidade de ensino, estou vendo muita coisa boa”, diz. Do campo de bioquímica e farmacologia do curso de Enfermagem, Virgínia, que é pernambucana, está morando na cidade graças à possibilidade de continuar suas pesquisas de mestrado, com o apoio de professores atuantes da mesma área.

Os participantes desta edição do Pins são, em sua maioria, aqueles que entraram na Ufal a partir de fevereiro deste ano. Entretanto, isto não impede que servidores empossados em 2010 e que não participaram do último evento participem do que está sendo realizada esta semana.

A quarta-feira, 6, será marcada por informes e apresentação dos serviços da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), com a superintendente Aline Barboza; da Progep, com a coordenadora de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Cleide Ferreira; além do Departamento de Administração de Pessoas (Dap), com Wellington Pereira.

Ainda no segundo dia, o Regime Acadêmico e o Sistema Acadêmico serão abordados pelo professor Alexandre Lima, coordenador de Desenvolvimento Pedagógico da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e José Geraldo Gomes Ribeiro, diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). No período vespertino, representantes do Sintufal e da Adufal têm um momento de conversa com os novos servidores.

Veja a programação do Programa de Inserção do Novo Servidor.