“Sou Ufal 50 Anos” comemora os que também fazem 50 anos em 2011

Na sexta-feira, 15 de julho, teve início a campanha “Sou Ufal 50 Anos”, com uma comemoração para os servidores técnicos e docentes que, a exemplo da Universidade, completam 50 anos de existência este ano. A campanha é uma ação de comunicação interna da Assessoria de Comunicação da Ufal, através das relações públicas Luciana Silva e Raniella Barbosa.

20/07/2011 16h23 - Atualizado em 11/08/2014 às 10h44
Bolo comemorativo aos 50 anos dos servidores e da Ufal

Rose Ferreira – jornalista

Quando as relações públicas pensaram na estratégia de verificar nos arquivos do Departamento de Administração de Pessoal (Dap) quantos servidores completam 50 anos em 2011 não imaginavam que fossem tantos... cerca de 100 servidores, dentre técnicos e docentes, nasceram em 1961, quando surgia também a Universidade Federal de Alagoas, a maior instituição pública de ensino superior do Estado e que leva consigo a responsabilidade de transformar a realidade social em que vivemos, através da formação humanizada dos seus estudantes, nas mais diversas áreas.

“Um dado tão importante assim não poderia passar em branco, por isso resolvemos homenagear esses grandes homens e mulheres que têm a mesma idade da nossa instituição”, explica Márcia Rejane de Alencar, coordenadora da Assessoria de Comunicação. “A próxima ação será homenagear aqueles que se aposentam este ano, em um momento especial, no Encontro dos Servidores. São duas formas que encontramos de valorizar nossos recursos humanos, já que não dá para contemplar os quase três mil servidores dos três campi”, complementa Márcia.

A Pró-reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho, Sílvia Cardeal, destacou a importância da ação como um momento feliz, fora da formalidade, no qual os sentimentos são enfatizados. Já o professor José Roberto Santos, coordenador de extensão da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e um dos aniversariantes, compartilhou que desde muito criança sonhava em vir para a Universidade por influência de dois tios médicos que se formaram na Ufal. “É um privilégio ter nascido no mesmo ano que a Ufal, porque sempre a estaremos acompanhando. Quando ela fizer 1000 anos, também seremos lembrados”, brinca.

A reitora Ana Dayse Dorea fez questão de comparecer ao evento para celebrar a vida desses “jovens senhores e senhoras”. “Muitas vezes o fazer acadêmico nos torna frios e muito focados na produção e publicação, mas devemos sempre lembrar que, acima de tudo, formamos pessoas para a vida”, salienta a reitora, lembrando também que humanizar a gestão sempre foi uma prioridade desde a sua primeira gestão.

Aproveitando a oportunidade de comemoração, a reitora Ana Dayse anunciou o bom andamento do projeto do Campus do Litoral, que levará conhecimento transformador para a região norte do Estado, tão caracterizada pela pobreza e falta de oportunidade na área educacional. “A expansão é o grande marco dos 50 anos da nossa Ufal. Foram e são muitos desafios que enfrentamos diariamente para termos o Campus Arapiraca, atendendo a região Agreste, e o Campus do Sertão, mas os resultados nos envolvem e motivam. Por isso, encaramos o trabalho como um meio de vida e não de morte”, enfatiza Ana Dayse.

O que eu faço além da Academia”

A vice-diretora da Escola de Enfermagem e Farmácia, Ruth Trindade, foi especialmente homenageada na comemoração “Sou Ufal 50 anos”. Isso porque além dos desafios de ser professora e vice-diretora de uma unidade acadêmica, ela vai além... ela vai aos ares, literalmente! Ruth Trindade é a única mulher a bater o recorde de salto livre do Nordeste, contabilizando 736 saltos. “A queda livre faz com que descubramos que o tempo é relativo. Nela conseguimos ter a percepção de cada segundo que vivemos no salto. Assim, você começa a ter outra noção de tempo”, revela Ruth.

Assim, a Ascom lança mais uma ação em comemoração aos 50 anos da Ufal. Os servidores podem enviar seus relatos com fotos para o e-mail ascomufal@gmail.com. Os textos serão editados pela equipe da Assessoria de Comunicação e publicados em uma coletânea no Portal do Servidor. "O que eu faço além da Academia" mostrará o que servidores técnicos e professores fazem além da vida profissional, como atividades culturais, ações comunitárias, vida esportiva e outras experiências que marcam suas vidas ao mesmo tempo em que trabalham no serviço público federal.

"Tentaremos demonstrar uma parte da vida do servidor que foge às suas atividades no campus. Devido ao seu envolvimento com a Universidade, muitos servidores só são lembrados enquanto pesquisadores, professores ou bons administradores, mas essas mesmas pessoas podem ter experiências positivas de grande relevância no lado pessoal e que não são conhecidas pelos colegas de trabalho", explica Luciana Silva, uma das idealizadoras da ação.

Veja o vídeo da prof. Ruth Trindade saltando de paraquedas e motive-se a contar também a sua história!