Oficina Open Journal System 3.2

  • Quando 26/07/2021 14h00 até 18/08/2021 18h00 (America/Maceio / UTC-300)
  • Adicionar evento ao calendário iCal

Público-alvo: Membros da equipe editorial de revistas científicas da Ufal.
Carga horária: 40h.
Período: De 26 de julho a 18 de agosto de 2021.
Horário: As atividades síncronas serão compostas por dois encontros semanais com duração de 4 horas cada, sendo que na última semana, será apenas um encontro.
Webconferências às segundas e quartas-feiras das 14h às 18h, nas seguintes datas: 26 e 28/07; 02, 04, 09 e 16/08 e excepcionalmente na sexta-feira, dia 13/08, tendo em vista o feriado do dia 11/08.
Metodologia: Serão realizados 7 encontros virtuais ao vivo por meio de sistema de Conferência web da RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/ ). E 2 atividades assíncronas disponibilizadas no Ava Moodle. Utilizaremos a plataforma OJS do portal de periódicos da UFAL, para a capacitação em revista Teste.
Número de Vagas: 30 vagas.

Concluintes: 18.

Objetivo:
- Capacitar as equipes editoriais no uso do sistema de editoração científica eletrônica e no software Open Journal System – OJS na versão 3.2.

Instrutoria/Tutoria:Nelma Camêlo Araújo.

Coordenador:Hudson Coelho Esmeraldo.

Conteúdo Programático:

1 Módulo de desenvolvimento de políticas e normas para a revista

Trabalha com a aplicação de modelos e a explanação da importância do desenvolvimento de políticas e padronizações que estejam registradas, de forma que seja possível que uma nova equipe possa assumir uma revista e continuar o trabalho de forma harmônica, sem perda no processo.

2 Módulo de configuração OJS

Trabalha com a instrução e aplicação das etapas de configuração de sistema, uma a uma, explicando o que é cada elemento, onde ele impacta e qual a importância dele.

3 Módulo de configuração papéis e acessos e Avaliações às cegas

Instrução e aplicação da configuração das funções, cada uma, o que são, como funcionam no fluxo, importância, para que serve e a permissão que cada uma pode ter.

Instrução para a aplicação de um modelo de avaliação: duplo às cegas, aberta ou mista. Falar das diferenças e do impacto de cada um dos modelos.

4 Módulo do fluxo editorial

Instrução e aplicação para cada uma das etapas do fluxo editorial que vai desde a: submissão, recebimento, destinação, análise de plágio, avaliação, comunicação editor/autor, revisão textual, normalização e tradução em outra língua e suas vinculações aos papéis configurados.

5 Módulo de preparação do paper para a publicação

Instrução e aplicação da diagramação, checagem da apresentação do texto, preparação do formato final com a inserção dos dados de submissão, aceite, publicação, dados da edição, DOI, inserção dos metadados no doc. Modelos e preparação do layout conforme as normas técnicas: ABNT vigentes, APA, Chicago, Vancouver.

6 Módulo de modelo de publicação

Instrução e aplicação para os distintos formatos de publicação: em edições fechadas, contínua,aheadof print, no prelo, preprint.

7 Módulo de publicação-formatos 

Instrução e aplicação dos padrões de acesso e acessibilidade, como o uso de PDF/A, HTML, Epub, XML JATS.

8 Módulo de inserção do DOI

Instrução e aplicação do DOI no sistema do OJS, estrutura, como adquirir, custo e modelo de sistema de controle.

Cronograma de Atividades/Aulas:

Instrutor(a) Nelma Camêlo Araújo(28 horas)

Período de realização de cada atividade no ambiente virtual

Data

(considerar uma data com dia, mêse ano, de cada período de atividade realizada)

Horário (web - conferência)

Horário (ambiente moodle)

Atividade

26 a 30/07/2021

26/07

14hs às 18h

Síncrona/ Webconferência

28/07

14hs às 18h

Síncrona/ Webconferência

30/07

Não se aplica

14 às 15h

Fórum de apresentação no AVA Moodle

02 a 04/08/2021

02/08

14hs às 18h

Síncrona/ Webconferência

04/08

14hs às 18h

Síncrona/ Webconferência

09 a 13/08/2021

09/08

14hs às 18h

Síncrona/ Webconferência

13/08

14hs às 18h

Síncrona/ Webconferência

16 a 18/08/2021

16/08

14hs às 16h

Síncrona/ Webconferência

16 a 18/08/2021

16/08/2021

Não se aplica

16h às 17h

Inserção da Tarefa final da oficina, no AVA, consistente na elaboração de um tutorial e/ou capturas de tela em que o cursista comprove os testes realizados em cada módulo apresentado durante as webconferências/ durante a formação.

Tutor(a): Nelma Camêlo Araújo (12h)

Período de realização de cada atividade no ambiente virtual

Data

(considerar uma data com dia, mês e ano, de cada período de atividade realizada)

Horário (web - conferência)

Horário (ambiente Moodle)

Atividade

De 26/07 a 01/08/2021

27/07/2021

NÃO SE APLICA

14h às 16h

Acompanhar os Cursistas, dando feedback no fórum inicial da oficina

29/07/2021

NÃO SE APLICA

14h às 16h


Comunicar-se com os Cursistas a fim de acompanhar os testes na plataforma OJS

De 02 a 08/08/2021

03/08/2021

NÃO SE APLICA

14h às 16h

Acompanhar os Cursistas, respondendo as mensagens no fórum de dúvidas 



05/08/2021

NÃO SE APLICA

14h às 15h

Comunicar-se com os Cursistas, a fim de acompanhar e dar assistência nos testes a serem executados na plataforma OJS

De 09 a 15/08/2021

10/08/2021

NÃO SE APLICA

14h às 15h

Comunicar-se com os Cursistas, a fim de acompanhar e dar assistência nos testes a serem executados na plataforma OJS

16 a 18/08/2021

17/08/2021

NÃO SE APLICA

14h às 16h

Acompanhar os Cursistas na realização da tarefa final 



18/08/2021

NÃO SE APLICA

14h às 16h

Elaborar o relatório de Tutoria 

Despesas Pagas (Pagamento GECC):

Instrutoria/Tutoria: - Nelma Camêlo Araújo.

Cargo: Docente.

Matrícula Siape: 1554182.

Lotação: ICHCA.

Valor Instrutoria: R$ 5.209,56.

Valor Tutoria: R$ 1.146,72.

Coordenação: - Hudson Coelho Esmeraldo.

Cargo: Analista de Tecnologia da Informação.

Matrícula Siape: 1466580

Lotação: COPEVE/NEPS.

Valor: R$ 1.638,20.

Valor Pago Total da Ação: R$ 7.994,48