Curso Entre Palavras e Imagens: Gênero, Sexualidade e Questão Étnico-Raciais

• Quando 07/07/2020 14h10 até 30/07/2020 16h00 (America/Maceio / UTC-300)
  • Adicionar evento ao calendário iCal

Público-alvo: Docentes do quadro permanente da UFAL, técnicas/os em assuntos educacionais (TAEs) e pedagogas/os.
Carga horária: 20 horas.
Período: 07 a 30 de julho de 2020 (07, 08, 14, 15, 21, 22, 28, 29 e 30 de julho).
Horário: 14h às 16h.
Local: Webconferência RNP e AVA Moodle.
Número de Participantes: 30 vagas.

Para se inscrever, clique aqui.

Objetivo: Promover diálogos e trocas de saberes entre diferentes segmentos da comunidade acadêmica (docentes, pedagogas/os, TAEs) a partir de estratégias de produção coletiva de conhecimento.

Instrutores:

Érika Cecília Soares Oliveira - IP/UFAL.

Marcos Ribeiro Mesquita - IP/UFAL.

Tutores:

- Érika Cecília Soares Oliveira - IP/UFAL.

- Marcos Ribeiro Mesquita - IP/UFAL.

Coordenadora:

Maria das Graças Buarque Costa - IP/UFAL.

Conteúdo Programático:

Estratégias de apresentação e produção de trabalho coletivo:

Módulo I: Gênero, sexualidade e educação

Módulo II:  Epistemologias negras

Fechamento das discussões; encerramento e autoavaliação

Cronograma:

Instrutor(a) período síncrono e assíncrono: Marcos Ribeiro Mesquita

Atividade - WEBCONFERÊNCIA

14h - 14h30

Apresentação dos módulos e da proposta de capacitação; levantamento de demandas e expectativas; construção coletiva dos encontros, e dos critérios de avaliação da aprendizagem.

14h30 – 15h30

Discussão das categorias gênero e sexualidade; das epistemologias feministas e queer; e a importância desse debate no campo da educação e dos direitos humanos.

14h – 15h30

Reflexão de epistemologias, política e ciência, dando relevo às produções de teóricas/os negras/os e as teorias produzidas por elas/es.

Atividade – AVA MOODLE

14h – 15h

Atividade relacionada às discussões feitas no Módulo I  - Gênero, sexualidade e educação.

14h – 16h

Atividade relacionada às discussões feitas no Módulo II – Epistemologias Negras.

14h-15   ;llk h

Avaliação da aprendizagem

TUTORIA

7 a 30/07

3 horas

Atividades relacionadas às discussões feitas no Módulo I e II (tirar dúvidas, acompanhar atividades, motivar estudantes, acompanhar na elaboração das atividades, etc).

Estratégias de apresentação e produção de trabalho coletivo

Módulo I: Gênero, sexualidade e educação

Módulo II:  Epistemologias negras