Ufal convoca estudantes em perfil de retenção para responder questionário

Discentes que não responderem terão bolsa ou auxílio finalizados; prazo vai até 9 de fevereiro
Por Deriky Pereira – jornalista
05/02/2024 15h56

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria Estudantil (Proest), convoca os estudantes que se encontram em perfil de retenção acadêmica para responderem, até sexta-feira (9), a um questionário com apresentação dos motivos que os levaram a chegar a esta condição. Os discentes integram os campi A.C. Simões, em Maceió, Ceca, em Rio Largo, Arapiraca e do Sertão e quem não responder terá bolsa ou auxílio finalizados.

De acordo com a Instrução Normativa nº 03/2021 da Proest, considera-se como estudante em perfil de retenção acadêmica aquele que tiver coeficiente de rendimento abaixo de 5,5 no último semestre letivo cursado; aprovação abaixo de 50% das disciplinas cursadas no semestre letivo anterior; carga total de disciplinas matriculadas abaixo de 100 horas e cursar exclusivamente em disciplinas eletivas já tendo cumprido a carga horária exigida.

Além disso, a recente convocação feita pela Proest alerta ainda que a aplicação dos questionários tem o objetivo de identificar as causas de retenção dos estudantes que recebem bolsas e auxílios financeiros, a fim de evitar que o baixo desempenho acadêmico dos discentes ocasionem o desligamento da bolsa ou auxílio que recebem ou até mesmo um desligamento da Universidade.

Confira aqui a lista completa com os estudantes que se encontram em perfil de retenção acadêmica.