Empresas Juniores da Ufal são destaque em premiação de melhores do ano

Legis, Geotecam, Jangadeiros e Ejec foram contempladas por seus bons resultados no ano
Por Deriky Pereira – jornalista
20/12/2023 15h05 - Atualizado em 21/12/2023 às 08h07
Da esquerda pra a direita a equipe Legis: Derivaldo Neto (diretor de projetos); Bruna Jardim (diretora de gente e gestão); Carolina Romeiro (diretora de Marketing); Emerson Matheus Lages (diretor administrativo-financeiro)

Da esquerda pra a direita a equipe Legis: Derivaldo Neto (diretor de projetos); Bruna Jardim (diretora de gente e gestão); Carolina Romeiro (diretora de Marketing); Emerson Matheus Lages (diretor administrativo-financeiro)

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se destacou na premiação Navegue, realizada pela Federação das Empresas Juniores de Alagoas (Fejea), na noite da última sexta (16). Na ocasião, quatro EJs da Universidade foram contempladas com premiação por seus bons resultados durante o ano: A Jangadeiros, dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas; a Legis, do curso de Direito; a Ejec, de Arquitetura e Engenharia Civil e a Geotecam, do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema).

Primeira empresa júnior de Geografia de Alagoas, a Geotecam tem como objetivos: colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, tornar os participantes mais preparados para o mercado de trabalho, enriquecer o currículo dos participantes e aprimorar neles características como liderança e trabalho em equipe. Na solenidade, foi premiada na categoria Revelação, que reconhece o autocrescimento e impacto de EJs em seu primeiro ano de existência após federadas.

“Estou muito feliz em receber esse reconhecimento. Somos novos e a Geotecam nasce da busca por ir além dos limites da sala de aula, proporcionando a vivência prática que precisamos para o mercado de trabalho, adquirindo experiência profissional, alinhado também com a vontade de empreender se conectar mais intimamente com nossa futura profissão”, celebrou o estudante do 8º período do curso, Mateus Bispo, que atua como diretor financeiro e administrativo da empresa.

Metas alcançadas? Não, superadas!

A Empresa Junior de Arquitetura e Engenharia Civil (Ejec) foi contemplada na categoria Prêmio Colaboratividade por ter alcançado a meta de faturamento anual e superado a meta de 75% de membros colaborativos, chegando a quase 91%. Além disso, a premiação também reconheceu que a Ejec superou outra meta: a de taxa de colaboração, equivalente a 20%, em projetos feitos a partir de parceria com ecossistema do Movimento Empresa Junior (MEJ), chegando a 22,4%.

“Também recebemos um certificado de excelência como Empresa Júnior Destaque do Cluster 5, o nível de maior maturidade das empresas juniores da Rede Alagoana de Empresas Juniores. E também recebemos os certificados de excelência de Colaboratividade e de Alto Impacto. Estamos em êxtase por finalizar o ano com tantos resultados positivos. E lembramos que todas as nossas conquistas são fruto da dedicação e do esforço de todos os membros e diretores da Ejec”, celebrou Anna Maria Brito, diretora-presidente da Ejec.

Empresa Inovadora e Protagonista

Já a Legis foi reconhecida como Empresa Júnior Inovadora, ou seja, todas as metas colocadas pela Confederação das Empresas Juniores foram alcançadas pela empresa: faturamento, motivação dos membros, ações colaborativas e soluções inovadoras.

A empresa, que surgiu em 2018, já foi premiada na celebração em 2021 e 2022, mas esta foi a primeira vez que venceu em duas categorias: Dar o Sangue, como EJ que mais se superou em suas metas com diversas reviravoltas e mostrando que nada é impossível e Protagonista, ao manter padrão de excelência em suas entregas ao impactar o ecossistema regional com soluções completas e de qualidade.

“Ganhar esses dois prêmios foi ímpar para a Legis! Foi muito especial para o nosso time ter todo o nosso esforço e trabalho duro do ano reconhecidos diante de todas as empresas juniores do estado. Pensando especialmente no ano de 2023, receber dois prêmios pela primeira vez foi uma validação de que é possível conquistar as metas a que nos propomos com empenho e dedicação e honrar o legado da EJ, mantendo a Legis sempre no topo”, celebrou Carolina Romeiro, diretora de Marketing da Legis.

Premiação tripla

A empresa Jangadeiros foi contemplada em três categorias: Destaque do Cluster 4, que destina esforços para criar soluções e, ao mesmo tempo, garantir a geração de receita por meio de iniciativas que já fazem parte do seu portfólio; EJ Alto Impacto, destinado à EJ que alcançou a pontuação para ir ao Cluster 5 e entregou soluções inovadoras para o mercado e Prêmio Alto Mar, dado à empresa que mais possui pontuação na régua de Cluster, consolidando os resultados e metas da empresa durante todo o ano.

“O Cluster 5 tem a premissa de desenvolver estruturas para aprender a gerir a inovação, aprendendo a conciliar uma visão de longo prazo aos resultados da EJ, metrificando o esforço no desenvolvimento de novas soluções e arriscando mais para atingir novos mercados e soluções inovadoras”, explicou Mayara Lima, diretora-presidente da Jangadeiros.

A Jangadeiros é a primeira EJ de Comunicação de Alagoas e, mesmo jovem, com cinco anos de existência, já se encontra entre as maiores empresas juniores do estado. Recentemente, inclusive, a Janga como é popularmente chamada pela sua tripulação foi premiada em evento mundial de empreendedorismo jovem, sendo reconhecida como Empresa Colaborativa.

“Para a gente, ser reconhecido por nossas conquistas é muito importante para relembrar nossa dimensão e potência. Este ano, 22 membros passaram pela jangada, auxiliando na entrega de soluções inovadoras que são necessárias para o mercado, chegando a ter 20 serviços entregues a diferentes clientes durante o ano”, celebrou a diretora-presidente da EJ.

Ela destacou ainda que o bom desempenho da Jangadeiros fez com que a empresa construísse uma boa relação dentro da Universidade, ao citar como destaque a participação do grupo no apoio e na organização de diversos eventos internos.

“Construímos uma boa relação dentro da Universidade, fomos responsáveis por auxiliar na organização do evento que comemorou 50 anos do HU [Hospital Universitário Professor Alberto Antunes], além de participar de eventos internos do bloco de Comunicação. Todas as ações nos guiaram para os reconhecimentos recebidos no Navegue, esse evento que ocorre anualmente com o intuito de reconhecer as Empresas Juniores que são destaque”, celebrou Mayara Lima.

A coordenadora da Jangadeiros, professora Manoella Neves, também celebrou a conquista dos estudantes. “Os membros da empresa formam um grupo bastante coeso. Essa premiação é fruto da organização interna dos estudantes que demonstram foco e compromisso com os trabalhos desempenhados. Parabenizo a todos e a todas pelas vitórias nesta edição do Navegue e que venham outras conquistas”, declarou a docente.