Curso de Geografia da Ufal abre primeira empresa Júnior da área em AL

Sua atuação será na elaboração de mapas, confecção de arquivos shapefile e consultorias para licenças ambientais
Por Jacqueline Freire - jornalista
07/10/2022 10h20

Inaugurada recentemente, a Geotecam é a primeira empresa Júnior de Geografia do estado. Formada por estudantes do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a empresa tem os objetivos de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, tornar os participantes mais preparados para o mercado de trabalho, enriquecer o currículo dos participantes e aprimorar neles características como liderança e trabalho em equipe.

Para isso, a empresa já oferece alguns serviços, como elaboração de mapas, feita com base nas características físicas e naturais da área analisada, sendo confeccionados em ambiente GIS; confecção de arquivos shapefile e KML, ambos feitos em ambiente digital com bases nas coordenadas geográficas de uma determinada área, e que são essenciais na obtenção de licenças ambientais; e suporte técnico e estratégico na solicitação de licenças ambientais em órgãos públicos. Este serviço é feito com base nas características físicas, naturais e geográficas do empreendimento.

“Os nossos serviços estão voltados para as análises geográficas e ambientes. Atendemos empresas públicas e privadas, e pessoa física”, explicou a diretoria da empresa, formada pelos estudantes: Alícia Thauane da Silva Santos, diretora de Recursos Humanos; Jailson Sandes Barbosa de Oliveira, diretor de Marketing e Comunicação; Mateus Henrique Gomes da Silva Bisp, diretor financeiro e administrativo; Mayara Marinho de Santana, diretora presidente; Rodrigo Matheus da Silva Brito, diretor de desenvolvimento e projeto, e pelo tutor, o geógrafo da Ufal, Esdras Andrade.

No próximo dia 12 de outubro será divulgada a lista dos novos participantes da empresa, selecionados em edital. Para acompanhar o processo, clique aqui. Mais informações no endereço: geotecamufal@gmail.com

A empresa

A Geotecam é uma empresa júnior do curso de Geografia da Ufal, gerida apenas por alunos de curso de graduação e com supervisão dos docentes do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema). O objetivo é levar aprendizado prático à teoria vista em aulas.