Projeto de extensão promove terceira edição da Feira Universitária

Evento acontece nesta quinta e sexta-feira no Campus A.C. Simões, em Maceió
Por Deriky Pereira – jornalista
23/11/2023 08h57

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do projeto de extensão Habilitando Recursos Humanos para Inclusão Educacional (Humanesci) realiza, nesta quinta (23) e sexta-feira (24), a terceira edição da Feira Universitária. O evento tem como objetivo a troca de experiências e promover interação entre estudantes de diferentes cursos da Ufal com outros estudantes que estão na reta final do ensino médio e, por ventura, tenham dúvidas do que cursar ou que carreira possam seguir quando deixarem a escola.

A fase final do ensino médio traz diversos conflitos se tratando da escolha da profissão, uma vez que a maioria das pessoas têm pouco ou nenhum contato com a quantidade de possibilidades e é por isso que importante que tenham a oportunidade de conhecer vários cursos. Então, o objetivo é ajudar no processo de tomada de decisão dos alunos que estão em momento de escolha de curso”, explicou Nayane Sampaio, uma das organizadoras do evento.

Ela diz ainda que o evento é direcionado aos estudantes, mas não apenas aqueles que estejam nas escolas públicas. “As escolas públicas que estarão presentes já fizeram sua inscrição no período indicado para emissão de certificados, mas o evento é aberto ao público e gratuito”, complementou Nayane, ao dizer que, além do auxílio na escolha de um curso superior, o evento também se faz relevante no contexto de apresentar a Ufal para os estudantes do ensino médio.

“A expectativa é que o espaço incentive o interesse desses estudantes para continuar a sua formação acadêmica. Desde 2018 ele começou a ser realizado aqui na Ufal para possibilitar a participação de um maior número de escolas e, consequentemente, de estudantes que sinalizaram interesse”, revelou Nayane Sampaio.

Sobre o Humanesci

Coordenado pela professora Nadja Vieira, o projeto Habilitando Recursos Humanos para Inclusão Educacional (Humanesci), do Instituto de Psicologia (IP), tem como objetivo repensar e promover uma reinvenção do ato educativo praticado nas instituições nacionais de ensino-aprendizagem.

Além disso, tem como principal demanda a dificuldade de gestores, professores e profissionais de áreas afins, para a efetivação de uma proposta pedagógica inclusiva que reafirme o atendimento à diversidade constitutiva dos processos de aprendizagem e promova o desenvolvimento humano em cenários educacionais.

Acesse o perfil do Instagram e acompanhe mais detalhes sobre o evento.

Veja aqui como foi a edição anterior.