Segunda edição da Feira Universitária movimenta prédio do CIC

Evento é aberto ao público e ocorre até amanhã (29)
Por Amanda Alves - estagiária de Relações Públicas
28/11/2019 10h49 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Foto: Amanda Alves

Foto: Amanda Alves

O Centro de Interesse Comunitário (CIC) amanheceu movimentado nesta quinta-feira (28), cheio de olhinhos atentos para a explicação dos acadêmicos sobre seus respectivos cursos. O motivo? Está acontecendo a segunda edição da Feira Universitária, organizada pelo projeto Habilitando recursos humanos para inclusão educacional (Humanesci), do Instituto de Psicologia (IP) da Ufal, que visa promover a troca de experiências entre universitários e estudantes do ensino médio das escolas públicas do Estado. 

A discente do 8º período do curso de Psicologia, Mayara Porto,  da secretaria geral do evento, destacou: “É nossa segunda edição aqui no campus e vem sendo uma experiência muito rica, tanto para a organização, que tem na frente a Psicologia com o projeto Humanesci, coordenado pela professora Nadja Vieira do IP, quanto para as escolas. Cada vez mais estamos conseguindo abarcar novas escolas públicas’’. 

Neste ano, de acordo com dados da organização, são esperadas 12 escolas de União dos Palmares, Pilar, Rio Largo e Maceió. Os ônibus com os estudantes chegaram bem cedo e Érica Gabriela estava em um deles. Ela estuda na Escola Estadual Francisco Leão e afirma que está em dúvida sobre qual curso fazer. “Eu tenho muitas opções, a minha primeira é Enfermagem e a segunda Medicina. Para mim, esse evento é importante para ter certeza do que eu quero, qual área eu quero fazer realmente”, externou. 

Porto revela que a organização está bastante feliz por ter conseguido incluir as escolas do interior, disponibilizando o transporte para trazer os estudantes. “Com isso, conseguimos fazer com que eles conheçam os cursos diretamente pelos acadêmicos e consigam tirar dúvidas sobre as disciplinas, projetos de extensão, pesquisa e as oportunidades que tem na Universidade. Além de perceber que a Universidade também é local deles, que é um sonho possível”, alegou. 

E continua: “Esse evento é pensado como uma perspectiva de orientação profissional, que se afasta dos testes psicológicos, mas, promove um diálogo entre as pessoas que estão naquele cotidiano do curso, para ajudar os estudantes do ensino médio que estão nessa decisão do Sisu, que acabaram de fazer o Enem’’, concluiu. 

O evento é aberto ao público, porém, a organização ressalta que se o estudante for menor de idade, venha acompanhado de algum responsável. A Feira ocorre em dois turnos: das 8h às 12h e das 13h às 17h, até amanhã (29) no CIC. Acompanhe mais informações em @humanesci.ufal.