Ciclo extensionista apresenta minicurso com dicas sobre pesquisa de campo

Evento é realizado em uma parceria entre os Sistemas de Bibliotecas da Ufal e a Unidade Santana
Por Ascom Ufal
10/11/2022 13h55

A pesquisa de campo se apresenta como uma metodologia de investigação bastante usada em diferentes áreas do conhecimento. O 2º Ciclo extensionista de dicas de pesquisa científica tratará deste tema no minicurso “Como fazer pesquisa de campo”, ministrado pela professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Tatiana Frey Biehl Brandão.

A atividade abre o último mês das atividades do ciclo em 2022, começando às 14h do dia 16 de novembro, com transmissão ao vivo no canal do Youtube do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Alagoas (Sibi/Ufal).

O minicurso tem como foco dar dicas de como fazer pesquisa de campo: planejamento, procedimentos metodológicos, instrumento para coleta de dados. Assim como dar exemplos da aplicação destes métodos e ferramentas usadas em investigações científicas que utilizaram esse método.

Inscrição

Para se inscrever apenas neste minicurso, é necessário se inscrever no curso e depois na atividade (opção “mini atividade”, que é uma imagem de peças de quebra-cabeças) também até o início da palestra. Segue o link. Na página é possível acessar um vídeo com tutorial sobre como realizar a inscrição (no curso ou na atividade em separado).

Sobre a palestrante

Tatiana é graduada em Ciências Contábeis pela Ufal, com especialização em Auditoria e Perícia Contábil pela Faculdade Maurício de Nassau, mestra em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de São Carlos e doutora em Engenharia Agrícola na área de Sistemas na Agricultura e Desenvolvimento Rural pela Universidade Estadual de Campinas. É professora da Ufal na Unidade Educacional Santana do Ipanema/Campus do Sertão desde 2011. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Informação Contábil para Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: agroecologia, agricultura familiar, mulheres rurais, associativismo, gestão e pluriatividade.

Organização

O “2º Ciclo extensionista de dicas de pesquisa científica” é um projeto de extensão vinculado à Unidade Educacional Santana do Ipanema da Ufal, sob coordenação da bibliotecária Rafaela Lima e dos professores Anderson Santos e Manoel Valquer.

O quê? Minicurso “Como fazer pesquisa de campo”

Quando: 16 de novembro (quarta-feira), às 14h

Onde: Canal Sibi Ufal

Mais informações sobre o curso clique aqui.