Segunda edição do Ciclo Extensionista da Ufal já está com inscrições abertas

Dicas de pesquisa científica é o tema deste ano; atividades vão de 5 de abril a 30 de novembro
Por Ascom Ufal
30/03/2022 15h34 - Atualizado em 30/03/2022 às 15h36

A Unidade Educacional Santana do Ipanema da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) abriu inscrições para o 2º Ciclo de dicas de pesquisa científica (2º CEDPC), parceria com o Sistema de Bibliotecas (Sibi) da Ufal. A proposta dá continuidade ao que foi realizado no primeiro ciclo, no segundo semestre de 2020 e teve um resultado expressivo tanto em conteúdo oferecido quanto em público atingido no canal do Youtube do Sibi/Ufal.

Segundo o professor Anderson Gomes, coordenador do evento, a ideia é continuar a difusão de elementos básicos sobre a pesquisa científica com uma perspectiva de utilização interdisciplinar, com a apresentação de outras possibilidades de procedimentos metodológicos para coleta de dados (da leitura à utilização de softwares), análise, escrita e publicação.

“O objetivo é atender não só a comunidade acadêmica da Unidade Educacional, mas também pesquisadoras e pesqjuisadores de distintos cursos e níveis de formação e além da Ufal”, afirmou.

Inscrições

Para participar, é possível escolher entre duas formas de inscrição. A primeira vai, inicialmente, até 5 de abril, será para todo o ciclo. Esta é para quem deseja participar e receber certificado de toda a programação. Caso não queira ou não possa participar de todas as atividades, uma semana antes de cada uma delas será aberta a inscrição específica, valendo certificado apenas para ela.

Para saber mais sobre o evento e se inscrever no curso completo, acesse o site. Foi criado um vídeo como tutorial para inscrição do primeiro ciclo que deve ajudar a tirar possíveis dúvidas para este segundo.

O Sigaa pede informações como nome completo, CPF, endereço e e-mail. “Além disso, pedimos que preencham o questionário para sabermos um pouco melhor sobre quem fará o curso, podendo direcionar melhor as atividades, se necessário”, explicou o professor.

O 2º Ciclo extensionista de dicas de pesquisa científica é um projeto de extensão vinculado à Unidade Educacional Santana do Ipanema da Ufal, sob coordenação da bibliotecária Rafaela Lima e dos professores Anderson Santos e Manoel Valquer.

Programação

- 5 de abril (13h30) - Minicurso Uso da linguagem R nas ciências sociais, com o professor Anderson Moreira Aristides dos Santos – Feac/Ufal;

- 2 de maio (19h30) - Oficina Estratégias de busca em base de dados científicas, com Thiago Albuquerque – do Campus Arapiraca da Ufal;

- 12 de maio (19h30) - Palestra A pesquisa no ambiente acadêmico: opções tecnológicas para desenvolver o TCC, com a professora Lílian Kelly de Almeida Figueiredo Voss – do Campus do Sertão da Ufal;

- 22 de junho (19h30) - Minicurso Os métodos qualitativos na pesquisa social, com o professor Evaldo Mendes – da UE Santana do Ipanema e PPGAS da Ufal;

- 2 de setembro (15h30) - Palestra Especificidades da escrita científica, com a professora Renata Bonifácio – do PPGCI da Federal de Sergipe;

- 20 de setembro (19h30) - Palestra Gramáticas do Reconhecimento: contribuições para uma pesquisa social, com o professor Anderson Menezes – do Centro de Educação da Ufal;

- 20 de outubro (19h30) - Atividade a definir com o professor Ronaldo Araújo – PPGCI da Ufal;

- 9 de novembro (13h30) - Minicurso Como fazer pesquisa de campo, com Tatiana Brandão – da UE Santana do Ipanema da Ufal;

- 30 de novembro (19h30) - Oficina Como fazer fichamentos e otimizar sua escrita científica, com Mayara Costa e Silva da Un;

- 1º a 8 de dezembro – Avaliação do curso.

Para acompanhar a transmissão do evento siga o canal do Sibi no Youtube

O quê: 2º Ciclo extensionista de dicas de pesquisa científica
Quando: 5 de abril a 8 de dezembro de 2022