Sobre o Programa

Atualmente, o Sistema de Pós-Graduação da Universidade Federal de Alagoas conta com 36 cursos de mestrado e 12 cursos de doutorado, todos recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES, do Ministério da Educação. Essa oferta abrange as mais diversas áreas do conhecimento.

O esforço contínuo empreendido pela UFAL para aprimorar, expandir e consolidar suas atividades de pesquisa pode ser claramente evidenciado pelo expressivo crescimento do número de pesquisadores engajados e pelo aumento e reforço dos grupos de pesquisas, que passaram de 101 em 2003 para 270 nos dias de hoje. Outra evidência de avanços nas atividades de pesquisa e pós-graduação da UFAL refere-se à evolução de sua produção científica. Como exemplo, podemos tomar a quantidade anual de artigos publicados em periódicos internacionais indexados numa única base: ISI-Web of Science.

A produção da UFAL nesta base saltou de cerca de 70 artigos indexados em 2004 para aproximadamente 300 em 2013, acumulando 1903 publicações que totalizam 9000 citações destes trabalhos no mesmo período, resultando num índice H institucional de 39. 

No entanto, apesar dos 53 anos da UFAL, as atividades de pesquisa e ensino de Pós-Graduação da UFAL ainda podem ser consideradas em consolidação. O primeiro curso de Pós-graduação stricto sensu da UFAL foi o mestrado em Letras, criado em 1988, seguidos dos cursos de mestrado em Física e Química, iniciados em 1992, a partir dos quais se organizou um crescimento geométrico, com criação dos demais PPGs.

Nesse contexto se insere o PEXPG-UFAL - Programa de Qualidade e Excelência da Pós-Graduação da UFAL. Este programa visa aprofundar e intensificar as ações institucionais voltadas para a consolidação das atividades de pesquisa e pós-graduação, tendo como premissa norteadora: qualidade em busca da excelência!