Audiovisual
Nesta mais nova produção audiovisual, a Mila Filmes apresenta a Expedição Científica do Baixo São Francisco do ponto de vista dos ribeirinhos e das comunidades tradicionais. O povo, outrora esquecido, reconhece, neste trabalho, a oportunidade de ser percebido e ter suas necessidades satisfeitas, por meio da ciência, da educação e da saúde, em um esforço coletivo de 27 instituições de todo o Brasil. Dê o play e encante-se conosco!
A palestra "Expedições Científicas no São Francisco e suas contribuições para o desenvolvimento do Brasil" foi proferida pelo professor Dr. Emerson Soares, coordenador-geral das Expedições, no palco principal da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília-DF, no dia 3 de dezembro de 2022. A palestra está disponível no YouTube do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), um dos nossos principais investidores. Não deixe de ver!
A 5ª Expedição Científica do Baixo São Francisco foi realizada de 3 a 12 de novembro de 2022, percorrendo 10 municípios dos Estados de Alagoas e Sergipe. O vídeo abaixo foi produzido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, um dos nossos principais investidores, por meio da Agência Peixe Vivo e da Tanto Expresso. Confira!
De 1 a 10 de novembro de 2021, foi realizada a 4ª Expedição Científica do Rio São Francisco, na região do Baixo, que envolve municípios de Alagoas e Sergipe, em uma realização da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Os 16min do documentário abaixo mostram o trabalho árduo de pesquisadores voluntários e dedicados às causas do Rio São Francisco, bem como as ações ambientais e de saúde públicas realizadas ao longo do trajeto, que começa em Piranhas e termina em Piaçabuçu, na foz do Velho Chico. Junte-se a essa causa, vire carranca para defender o São Francisco, apaixone-se conosco!
Roteiro: Rose Ferreira | Narração: Lenilda Luna | Produção: Aldo Correia, Emerson Oliveira e Rose Ferreira | Edição e pós-produção: Jordanes Farias | Imagens: Aldo Correia e Emerson Oliveira | Tradução: Rose Ferreira
3 de junho: Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco Uma homenagem da Assessoria de Comunicação da Ufal Ilustração e animação: Daniel Aubert Roteiro e produção: Izadora Garcia Narração: Cayo Madson Texto: ribeirinho José Rodrigues
Em 2020, mesmo diante da pandemia da covid-19, o trabalho foi realizado com 53 pesquisadores, em 30 áreas, seguindo todos os protocolos de biossegurança. O projeto e as pesquisas desenvolvidas consolidaram as expedições e mostraram que é possível fazer ciência, mesmo em meio a uma pandemia, sem que nenhum pesquisador ou tripulante adoeça. De projeto, passamos a ser um programa e, consequentemente, o maior evento prático-científico do Brasil.
Em 2019, foi realizada a 2ª Expedição Científica, com 50 pesquisadores e técnicos de 16 instituições que, durante 10 dias, trabalharam nos municípios de Piranhas, Pão de Açúcar, Traipu, Porto Real do Colégio-Propriá, Igreja Nova, Penedo-Neópolis, Piaçabuçu e na foz do São Francisco. Essa edição teve como objetivo principal estudar todo o Baixo São Francisco, coletando informações e dados para, de posse dos resultados, propor ações para reduzir os problemas no rio.
Tudo começou em 2018 quando, durante cinco dias, cerca de 40 pesquisadores trabalharam em várias temáticas, como: educação ambiental, pesca, socioeconomia, ictiofauna, análise de água e de metais pesados, assoreamento, dentre outras, em cinco municípios do Baixo São Francisco (Traipu, Porto Real do Colégio, Igreja Nova, Penedo e Piaçabuçu), culminando na publicação de um diagnóstico referente a 2018, e, em junho de 2019, de um artigo científico sobre os dados dessa primeira edição.
Mesa realizada durante o Simpósio Intermunicipal de Pesquisa e Tecnologia na Educação Básica (Sinpete), promovido pelo Programa de Formação Continuada em Docência de Ensino Superior (Proford) da Ufal. Participantes da mesa: prof. Eduardo Lucena, do Ctec/Ufal e prof. Eliane Cavalcanti, vice-reitora da Ufal; com mediação da jornalista Rose Ferreira.