Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (capítulo VII.2 da Resolução nº466/2012). Todas as pesquisas envolvendo seres humanos devem ser submetidas à apreciação do Sistema CEP/CONEP, que ao analisar e emitir o parecer ético, se torna corresponsável por garantir a proteção dos participantes de pesquisa.

 De acordo com a resolução nº 466/2012 e a resolução nº510/2016 CONEP, "Toda pesquisa envolvendo seres humanos deve ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), de forma que, caso receba sua aprovação, possa ser iniciada em seguida a coleta de dados, conforme prevêm ambas resoluções . Assim, em regra, todas as pesquisas envolvendo seres humanos devem ser analisadas pelo Sistema CEP/CONEP. 

Assim, informamos que, todas as tramitações dos projetos que envolvem pesquisas com seres humanos devem ocorrer via Plataforma Brasil: http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf

Todas as pesquisas devem seguir as orientações constantes nas resoluções da CONEP: http://conselho.saude.gov.br/o-que-e-rss/92-comissoes/conep/normativas-conep/642-lista-de-resolucoes-conep

 

ATENÇÃO!

Segue orientações a respeito do funcionamento do CEP/UFAL 5013 no período do Recesso Acadêmico e dos Protocolos de Pesquisa na Plataforma Brasil / CONEP. Conforme ofício circular nº05/2022 CEP-UFAL.

Em virtude do recesso acadêmico, temos alguns informes para os protocolos de pesquisa novos e em tramitação:

1- Neste momento não estamos avaliando as pendências documentais;

2- Novos protocolos de pesquisa : Estes serão recebidos até o dia 22/12/2022. Caso novos protocolos de pesquisa tenham pendências documentais, as pendências devem ser respondidas a partir do dia 23/01/2023.

3- Protocolos em apreciação ética: A última reunião ordinária do CEP UFAL será no dia 22/12/2022, portanto para aquelas pesquisas com pendências liberadas nesta última reunião do ano de 2022, orientamos que as Cartas respostas, bem como documentos corrigidos solicitados nas pendências documentais sejam postados a partir do dia 23/01/2023. 

4- Em caso de dúvidas estaremos sempre à disposição pelo e-mail cep@ufal.br, e nosso prazo de resposta aos e-mails é de no máximo 48 horas, podendo ser antes.

5- Estamos temporariamente com a nossa assistente administrativa atendendo aos pesquisadores que desejem orientações de maneira presencial, por meio de marcação prévia através do e-mail cep@ufal.br, lembrando que nosso prazo de resposta aos e-mails é de no máximo 48 horas, podendo ser antes.


O CEP/UFAL deseja a todos os pesquisadores um excelente final de ano, um recesso renovador e um feliz ano novo, e que 2023 tenhamos dias melhores!!

Funcionamento do CEP/UFAL:

Sobre o atendimento da secretaria, deverão ser utilizados os seguintes canais de comunicação:

E-mail: cep@ufal.br

Contato: 3214-1041 

Horário de Funcionamento: 13:00 ás 18:00.

Ainda, mediante agendamento por e-mail, a comunidade acadêmica pode utilizar o ambiente virtual do Google Meet através do seguinte link: meet.google.com/jqn-xsqb-mjm

Obs.: Usar preferencialmente o e-mail institucional.

Sobre atendimento da coordenação são disponibilizados os seguintes canais de comunicação:

E-mails dos coordenadores(as): Camila Maria Beder Ribeiro Girish Panjwani      

                                                      Carlos Arthur Cardoso Almeida   -   carlos.almeida@icf.ufal.br

                                             Thaysa Barbosa Cavalcante Brandão  -    thaysa.brandão@fanut.ufal.br

A Conep também dispõe de um canal com informação e esclarecimento de dúvidas no  Instagram: @eticaempesquisa

 Composição do Comitê:

  • Carlos Arthur Cardoso Almeida (Coordenador)
  • Camila Maria Beder Ribeiro Girish Panjwani (Coordenadora)
  • Thaysa Barbosa Cavalcante Brandão (Coordenadora)
  • Adriana Alvarenga Marques
  • Amândio Aristides Rihan Geraldes
  • Andre Luis Baggio
  • Angela Maria Moreira Canuto Mendonça
  • Aruã Silva de Lima
  • Caroline Gonçalves Dos Santos
  • Daniele Vital Vich
  • Esperidião Barbosa Neto
  • George Azevedo Lemos
  • Heliane De Almeida Lins Leitão
  • Isabel Comassetto
  • Josimeire de Omena Leite
  • Juliana de Oliveira Jota Dantas
  • Karol Fireman de Farias
  • Keila Cristina Pereira Do Nascimento Oliveira
  • Lana Lisiêr de Lima Palmeira
  • Marina Rebeca de Oliveira Saraiva
  • Nassib Bezerra 
  • Sarah Regina Nascimento Pessoa
  • Sidney José dos Santos (Representante dos Usuários)
  • Cicero Vieira Sampaio (Representante dos Usuários)
  • Manoel Eduardo de Oliveira (Representante dos Usuários)
  • João Marcos Farias Epitácio de Almeida (Representante dos Usuários)
  • José Cicero Vieira de Oliveira (Representante dos Usuários )
  • Héllen Carla Pereira Cruz (Assistente Administrativa)

CALENDÁRIO DE REUNIÕES COMITÊ DE ÉTICA – UFAL/2022

MESES

  REUNIÃO  

TURNO

MATUTINO 

Horário: 9:00    às      12:00                                      

COORDENADOR

REUNIÃO TURNO (VESPERTINO)

Horário: 13h30 às 15:30

COORDENADOR

JANEIRO:

20

(Reunião de apresentação e aprovação do calendário e boas vindas ao ano de 2022)

Camila Panjwani

e Carlos Arthur

X

X

27

(Reunião Ordinária 1 de apreciação ética)

Camila Panjwani

27

(Reunião Ordinária 2 de apreciação ética)

Carlos Arthur

FEVEREIRO:

10

(Reunião Ordinária 3 de apreciação ética)

Carlos Arthur

10

(Reunião Ordinária 4 de apreciação ética)

Thaysa Brandão

24

(Reunião Ordinária 5 de apreciação ética)

Carlos Arthur

24

(Reunião Ordinária 6 de apreciação ética)

Thaysa Brandão

MARÇO:

10

(Reunião Ordinária 7 de apreciação ética)

Carlos Arthur

10

(Reunião Ordinária 8 de apreciação ética)

Thaysa Brandão

24

(Reunião Ordinária 9 de apreciação ética)

Carlos Arthur

24

(Reunião Ordinária 10 de apreciação ética)

 Thaysa Brandão

ABRIL

07

(Reunião Ordinária 11 de apreciação ética)

Carlos Arthur

07

(Reunião Ordinária 12 de apreciação ética)



Thaysa Brandão

28

(Reunião Ordinária 13 de apreciação ética)

Carlos Arthur

28

(Reunião Ordinária 14 de apreciação ética)



Thaysa Brandão

MAIO

12

(Reunião Ordinária 15 de apreciação ética)

Carlos Arthur

12

(Reunião Ordinária 16 de apreciação ética)



Thaysa Brandão

26

(Reunião Ordinária 17 de apreciação ética)

Carlos Arthur

26

(Reunião Ordinária 18 de apreciação ética)

Thaysa Brandão

JUNHO

09

(Reunião Ordinária 19 de apreciação ética)

Carlos Arthur

09

(Reunião Ordinária 20 de apreciação ética)



Thaysa Brandão

23

(Reunião Ordinária 21 de apreciação ética)



Carlos Arthur

23

(Reunião Ordinária 22 de apreciação ética)



Thaysa Brandão

JULHO

07

(Reunião Ordinária 23 de apreciação ética)



Carlos Arthur

07

(Reunião Ordinária 24 de apreciação ética)



Thaysa Brandão

21

          (Reunião Ordinária 25 de apreciação ética)




Carlos Arthur

21

(Reunião Ordinária 26 de apreciação ética)

Thaysa Brandão

25/07 a 10/08

RECESSO ACADÊMICO

25/07 a 10/08

RECESSO ACADÊMICO

AGOSTO

11

(Reunião Ordinária 27 de apreciação ética)

Carlos Arthur

11

(Reunião Ordinária 28 de apreciação ética)



Thaysa Brandão

25

(Reunião Ordinária 29 de apreciação ética)

Carlos Arthur

25

(Reunião Ordinária 30 de apreciação ética)



Thaysa Brandão

SETEMBRO

01

(Reunião Ordinária 31 de apreciação ética)

Carlos Arthur

01

(Reunião Ordinária 32 de apreciação ética)



Thaysa Brandão

15

(Reunião Ordinária 33 de apreciação ética)



Carlos Arthur

15

(Reunião Ordinária 34 de apreciação ética)



Thaysa Brandão

29

VI ENEPE 



29

VI ENEPE

OUTUBRO

13

(Reunião Ordinária 35 de apreciação ética)

Carlos Arthur

13

(Reunião Ordinária 36 de apreciação ética)



Thaysa Brandão

27

(Reunião Ordinária 38 de apreciação ética)



Carlos Arthur

27

(Reunião Ordinária 39 de apreciação ética)



Thaysa Brandão

NOVEMBRO

10

(Reunião Ordinária 40 de apreciação ética)

Carlos Arthur

10

(Reunião Ordinária 41 de apreciação ética)



Thaysa Brandão

24

(Reunião Ordinária 42 de apreciação ética)



Carlos Arthur

24

(Reunião Ordinária 43 de apreciação ética)

Thaysa Brandão

DEZEMBRO

08

(Reunião Ordinária 44 de apreciação ética)

Carlos Arthur

08

(Reunião Ordinária 45 de apreciação ética)



Thaysa Brandão

22

(Reunião Ordinária 46 de apreciação ética)



Carlos Arthur

22

 (Reunião Ordinária 47 de apreciação ética)



Thaysa Brandão

LOCALIZAÇÃO:

O Comitê de Ética em Pesquisa está localizado no térreo do prédio do Centro de Interesse Comunitário (CIC), entre o Sintufal e a Edufal, no Campus A. C. Simões, Cidade Universitária.

Cartas de Aprovação e Pareceres

O (A) pesquisador (a) deve anexar cópia  do parecer consubstanciado aprovado e solicitar por e-mail a assinatura. Juntamente com a Carta de Aprovação expedida pelo CEP, o documento será encaminhado ao pesquisador  em até 7 dias.