Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (capítulo VII.2 da Resolução nº466/2012). Todas as pesquisas envolvendo seres humanos devem ser submetidas à apreciação do Sistema CEP/CONEP, que ao analisar e emitir o parecer ético, se torna corresponsável por garantir a proteção dos participantes de pesquisa.
De acordo com a resolução nº 466/2012 e a resolução nº510/2016 CONEP, "Toda pesquisa envolvendo seres humanos deve ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), de forma que, caso receba sua aprovação, possa ser iniciada em seguida a coleta de dados, conforme prevêm ambas resoluções . Assim, em regra, todas as pesquisas envolvendo seres humanos devem ser analisadas pelo Sistema CEP/CONEP.
Assim, informamos que, todas as tramitações dos projetos que envolvem pesquisas com seres humanos devem ocorrer via Plataforma Brasil: http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf
Todas as pesquisas devem seguir as orientações constantes nas resoluções da CONEP: http://conselho.saude.gov.br/o-que-e-rss/92-comissoes/conep/normativas-conep/642-lista-de-resolucoes-conep
ATENÇÃO!
Segue orientações a respeito do funcionamento do CEP/UFAL 5013 no período do Recesso Acadêmico e dos Protocolos de Pesquisa na Plataforma Brasil / CONEP. Conforme ofício circular nº05/2022 CEP-UFAL.
Em virtude do recesso acadêmico, temos alguns informes para os protocolos de pesquisa novos e em tramitação:
1- Neste momento não estamos avaliando as pendências documentais;
2- Novos protocolos de pesquisa : Estes serão recebidos até o dia 22/12/2022. Caso novos protocolos de pesquisa tenham pendências documentais, as pendências devem ser respondidas a partir do dia 23/01/2023.
3- Protocolos em apreciação ética: A última reunião ordinária do CEP UFAL será no dia 22/12/2022, portanto para aquelas pesquisas com pendências liberadas nesta última reunião do ano de 2022, orientamos que as Cartas respostas, bem como documentos corrigidos solicitados nas pendências documentais sejam postados a partir do dia 23/01/2023.
4- Em caso de dúvidas estaremos sempre à disposição pelo e-mail cep@ufal.br, e nosso prazo de resposta aos e-mails é de no máximo 48 horas, podendo ser antes.
5- Estamos temporariamente com a nossa assistente administrativa atendendo aos pesquisadores que desejem orientações de maneira presencial, por meio de marcação prévia através do e-mail cep@ufal.br, lembrando que nosso prazo de resposta aos e-mails é de no máximo 48 horas, podendo ser antes.
O CEP/UFAL deseja a todos os pesquisadores um excelente final de ano, um recesso renovador e um feliz ano novo, e que 2023 tenhamos dias melhores!!
Funcionamento do CEP/UFAL:
Sobre o atendimento da secretaria, deverão ser utilizados os seguintes canais de comunicação:
E-mail: cep@ufal.br
Contato: 3214-1041
Horário de Funcionamento: 13:00 ás 18:00.
Ainda, mediante agendamento por e-mail, a comunidade acadêmica pode utilizar o ambiente virtual do Google Meet através do seguinte link: meet.google.com/jqn-xsqb-mjm
Obs.: Usar preferencialmente o e-mail institucional.
Sobre atendimento da coordenação são disponibilizados os seguintes canais de comunicação:
E-mails dos coordenadores(as): Camila Maria Beder Ribeiro Girish Panjwani
Carlos Arthur Cardoso Almeida - carlos.almeida@icf.ufal.br
Thaysa Barbosa Cavalcante Brandão - thaysa.brandão@fanut.ufal.br
A Conep também dispõe de um canal com informação e esclarecimento de dúvidas no Instagram: @eticaempesquisa
Composição do Comitê:
- Carlos Arthur Cardoso Almeida (Coordenador)
- Camila Maria Beder Ribeiro Girish Panjwani (Coordenadora)
- Thaysa Barbosa Cavalcante Brandão (Coordenadora)
- Adriana Alvarenga Marques
- Amândio Aristides Rihan Geraldes
- Andre Luis Baggio
- Angela Maria Moreira Canuto Mendonça
- Aruã Silva de Lima
- Caroline Gonçalves Dos Santos
- Daniele Vital Vich
- Esperidião Barbosa Neto
- George Azevedo Lemos
- Heliane De Almeida Lins Leitão
- Isabel Comassetto
- Josimeire de Omena Leite
- Juliana de Oliveira Jota Dantas
- Karol Fireman de Farias
- Keila Cristina Pereira Do Nascimento Oliveira
- Lana Lisiêr de Lima Palmeira
- Marina Rebeca de Oliveira Saraiva
- Nassib Bezerra
- Sarah Regina Nascimento Pessoa
- Sidney José dos Santos (Representante dos Usuários)
- Cicero Vieira Sampaio (Representante dos Usuários)
- Manoel Eduardo de Oliveira (Representante dos Usuários)
- João Marcos Farias Epitácio de Almeida (Representante dos Usuários)
- José Cicero Vieira de Oliveira (Representante dos Usuários )
- Héllen Carla Pereira Cruz (Assistente Administrativa)
CALENDÁRIO DE REUNIÕES COMITÊ DE ÉTICA – UFAL/2022
MESES |
REUNIÃO TURNO MATUTINO Horário: 9:00 às 12:00 |
COORDENADOR |
REUNIÃO TURNO (VESPERTINO) Horário: 13h30 às 15:30 |
COORDENADOR |
JANEIRO: |
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20 (Reunião de apresentação e aprovação do calendário e boas vindas ao ano de 2022) |
Camila Panjwani e Carlos Arthur |
X |
X |
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27 (Reunião Ordinária 1 de apreciação ética) |
Camila Panjwani |
27 (Reunião Ordinária 2 de apreciação ética) |
Carlos Arthur |
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FEVEREIRO: |
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10 (Reunião Ordinária 3 de apreciação ética) |
Carlos Arthur |
10 (Reunião Ordinária 4 de apreciação ética) |
Thaysa Brandão |
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24 (Reunião Ordinária 5 de apreciação ética) |
Carlos Arthur |
24 (Reunião Ordinária 6 de apreciação ética) |
Thaysa Brandão |
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MARÇO: |
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10 (Reunião Ordinária 7 de apreciação ética) |
Carlos Arthur |
10 (Reunião Ordinária 8 de apreciação ética) |
Thaysa Brandão |
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24 (Reunião Ordinária 9 de apreciação ética) |
Carlos Arthur |
24 (Reunião Ordinária 10 de apreciação ética) |
Thaysa Brandão |
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ABRIL |
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07 (Reunião Ordinária 11 de apreciação ética) |
Carlos Arthur |
07 (Reunião Ordinária 12 de apreciação ética) |
Thaysa Brandão |
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28 (Reunião Ordinária 13 de apreciação ética) |
Carlos Arthur |
28 (Reunião Ordinária 14 de apreciação ética) |
Thaysa Brandão |
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MAIO |
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12 (Reunião Ordinária 15 de apreciação ética) |
Carlos Arthur |
12 (Reunião Ordinária 16 de apreciação ética) |
Thaysa Brandão |
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26 (Reunião Ordinária 17 de apreciação ética) |
Carlos Arthur |
26 (Reunião Ordinária 18 de apreciação ética) |
Thaysa Brandão |
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JUNHO |
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09 (Reunião Ordinária 19 de apreciação ética) |
Carlos Arthur |
09 (Reunião Ordinária 20 de apreciação ética) |
Thaysa Brandão |
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23 (Reunião Ordinária 21 de apreciação ética) |
Carlos Arthur |
23 (Reunião Ordinária 22 de apreciação ética) |
Thaysa Brandão |
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JULHO |
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07 (Reunião Ordinária 23 de apreciação ética) |
Carlos Arthur |
07 (Reunião Ordinária 24 de apreciação ética) |
Thaysa Brandão |
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21 (Reunião Ordinária 25 de apreciação ética) |
Carlos Arthur |
21 (Reunião Ordinária 26 de apreciação ética) |
Thaysa Brandão |
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25/07 a 10/08 RECESSO ACADÊMICO |
25/07 a 10/08 RECESSO ACADÊMICO |
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AGOSTO |
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11 (Reunião Ordinária 27 de apreciação ética) |
Carlos Arthur |
11 (Reunião Ordinária 28 de apreciação ética) |
Thaysa Brandão |
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25 (Reunião Ordinária 29 de apreciação ética) |
Carlos Arthur |
25 (Reunião Ordinária 30 de apreciação ética) |
Thaysa Brandão |
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SETEMBRO |
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01 (Reunião Ordinária 31 de apreciação ética) |
Carlos Arthur |
01 (Reunião Ordinária 32 de apreciação ética) |
Thaysa Brandão |
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15 (Reunião Ordinária 33 de apreciação ética) |
Carlos Arthur |
15 (Reunião Ordinária 34 de apreciação ética) |
Thaysa Brandão |
|
29 VI ENEPE |
29 VI ENEPE |
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OUTUBRO |
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13 (Reunião Ordinária 35 de apreciação ética) |
Carlos Arthur |
13 (Reunião Ordinária 36 de apreciação ética) |
Thaysa Brandão |
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27 (Reunião Ordinária 38 de apreciação ética) |
Carlos Arthur |
27 (Reunião Ordinária 39 de apreciação ética) |
Thaysa Brandão |
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NOVEMBRO |
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10 (Reunião Ordinária 40 de apreciação ética) |
Carlos Arthur |
10 (Reunião Ordinária 41 de apreciação ética) |
Thaysa Brandão |
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24 (Reunião Ordinária 42 de apreciação ética) |
Carlos Arthur |
24 (Reunião Ordinária 43 de apreciação ética) |
Thaysa Brandão |
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DEZEMBRO |
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08 (Reunião Ordinária 44 de apreciação ética) |
Carlos Arthur |
08 (Reunião Ordinária 45 de apreciação ética) |
Thaysa Brandão |
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22 (Reunião Ordinária 46 de apreciação ética) |
Carlos Arthur |
22 (Reunião Ordinária 47 de apreciação ética) |
Thaysa Brandão |
LOCALIZAÇÃO:
O Comitê de Ética em Pesquisa está localizado no térreo do prédio do Centro de Interesse Comunitário (CIC), entre o Sintufal e a Edufal, no Campus A. C. Simões, Cidade Universitária.
Cartas de Aprovação e Pareceres
O (A) pesquisador (a) deve anexar cópia do parecer consubstanciado aprovado e solicitar por e-mail a assinatura. Juntamente com a Carta de Aprovação expedida pelo CEP, o documento será encaminhado ao pesquisador em até 7 dias.