Comitê de Ética em Pesquisa

ATENÇÃO!

CONSIDERANDO: A Instrução Normativa do MEC nº 21, de 16 março de 2020, que estabelece orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal - SIPEC, quanto às medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da coronavírus (COVID-19).

CONSIDERANDO: O Plano de Contingência COVID-19 - UFAL, de 16 me março de 2020, que visa ordenar e planejar as ações das organizações em situações específicas de crise.

CONSIDERANDO: A Portaria GR/UFAL nº 392, de 17 de março de 2020, que regulamenta no âmbito da Universidade Federal de Alagoas o estado de emergência em decorrência da pandemia de COVID-19.

Solicitamos que as informações constantes neste documento sejam encaminhadas via memorando eletrônico do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - CEP para os pesquisadores e docentes da Comunidade Acadêmica da UFAL.

Todas as atividades do Comitê de Ética em Pesquisa ocorrerão normalmente, mas de maneira remota.

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa autorizou, em caráter excepcional, a realização de reuniões virtuais. Desta maneira, as reuniões do colegiado do CEP ocorrem via Plataforma virtual, com a presença de relatores e representantes de usuários, membros do CEP.

Todas as tramitações dos projetos que envolvem pesquisas com seres humanos devem ocorrer via Plataforma Brasil: http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf

Todas as pesquisas devem seguir as orientações constantes nas resoluções da CONEP: http://conselho.saude.gov.br/o-que-e-rss/92-comissoes/conep/normativas-conep/642-lista-de-resolucoes-conep

Comitê de Ética em Seres Humanos da Universidade Federal de Alagoas

Funcionamento:

Sobre atendimento da secretaria, deverão ser utilizados os seguintes canais de comunicação:

E-mail do CEP: comitedeeticaufal@gmail.com

Ligações e mensagens rápidas via Skype do CEP: comitedeeticadaufal@hotmail.com (De segunda-feira à sexta-feira, de 07:00 às 12:00).

Ainda, mediante agendamento por email, a comunidade acadêmica pode utilizar o ambiente virtual do Google Meet através do seguinte link: meet.google.com/jqn-xsqb-mjm

Obs.: Usar preferencialmente o email institucional.

Sobre atendimento da coordenação são disponibilizados os seguintes canais de comunicação:

E-mail das coordenadoras: lucianasantana@ics.ufal.br e camila.ribeiro@foufal.ufal.br

A Conep também dispõe de um canal com informação e esclarecimento de dúvidas no Instagram: @eticaempesquisa

Composição do Comitê:

• Luciana da Conceição Farias de Santana (Coordenadora)
  • Camila Maria Beder Ribeiro Girish Panjwani (Coordenadora)
  • Andre Luis Baggio
  • Thatiana Fávaro
  • Thaysa Barbosa Cavalcante Brandão
  • Vanessa Doro Abdallah Kozlowuiski
  • Cristiane Muritiba da Fonsêca (Representante dos Usuários)
  • Rony Jefferson Albuquerque Farias (Funcionário Administrativo)

CALENDÁRIO DE REUNIÕES COMITÊ DE ÉTICA – UFAL/2020

As reuniões ordinárias ocorrem semanalmente às quintas-feiras no período da manhã ( 10:00 às 12:00) e da tarde (14:00 às 17:00).

Localização

O Comitê de Ética em Pesquisa está localizado no térreo do prédio do Centro de Interesse Comunitário (CIC), entre o Sintufal e a Edufal, no Campus A. C. Simões, Cidade Universitária.

Cartas de Aprovação e Pareceres

O (A) pesquisador (a) deve anexar cópia  do parecer consubstanciado aprovado e solicitar por email a assinatura. Juntamente com a Carta de Aprovação expedida pelo CEP, o documento será encaminhado ao pesquisador  em até 7 dias.