Edufal está com dois livros concorrendo ao Prêmio Jabuti 2024

Antígona 16 e Retratos do narrador cínico: confissões em lugares fechados são os indicados deste ano
Por Ascom Ufal
04/04/2024 15h42
Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, apresenta as duas obras indicadas

A Editoria da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) concorre ao Prêmio Jabuti Acadêmico 2024 com duas obras indicadas: Antígona 16, de autoria da Escola de Psicanálise (Toro); e Retratos do narrador cínico: confissões em lugares fechados, que é uma parceria da Edufal com a Editora da Universidade Estadual de Alagoas (Eduneal) e tem a autoria de Roberto Sarmento Lima.

A Edufal já ganhou o Prêmio Jabuti Acadêmico no ano de 2016, na área da Psicologia, Psicanálise e Comportamento, com a obra Lacan chinês: poesia, ideograma e caligrafia chinesa de uma psicanálise, de autoria do professor e psicanalista Cleyton Andrade, do Instituto de Psicologia da Ufal. “Essa conquista já provou o nível alto da qualidade das nossas edições e, para o prêmio 2024, estamos esperançosos por mais um reconhecimento com as duas obras indicadas”, afirmou o diretor da Edufal, professor Eraldo Ferraz.

Antígona 16

Concorrendo na categoria Psicologia e Psicanálise, a obra Antígona 16 é o testemunho da Escola de Psicanálise – Toro, em sua produção e sua pertença ao movimento psicanalítico, que caminha na direção da interlocução com analistas. Seus membros assumem o compromisso de transmitir a psicanálise há 27 anos.

“O diálogo constante com a universidade tem sido rigorosamente operado por nossa Escola, motivo de valiosa instrumentação para o enfrentamento permanente da doutrina freud-lacaniana. Antígona 16 é um lugar decisivo e decidido para o diálogo da Universidade com a psicanálise que nossa Escola transmite e representa”, declarou Taciana Mafra, representante da Toro, que acrescentou ter recebido a notícia da indicação com bastante entusiasmo.

Narrador Cínico

O outro livro indicado, Retratos do Narrador Cínico: Confissões em Lugares Fechados, concorre na categoria Letras, Linguística e Estudos Literários e retrata os vínculos entre literatura e realidade social, quando analisa o processo da narração numa perspectiva fronteiriça com a história. “A Eduneal está muito confiante e feliz com a indicação da obra junto à Edufal, e o livro possui um enorme potencial, gerando uma grande expectativa”, disse o diretor da Editora da Uneal, professor Renildo Ribeiro-de-Siqueira.

O autor da obra, professor Roberto Sarmento Lima, ressalta a alegria da indicação por meio da Edufal. “Foi, então, com muita satisfação que recebi a notícia de que meu último trabalho acadêmico foi indicado para o Prêmio Jabuti. Só tenho a dizer da minha alegria de concorrer a esse prêmio”, disse Sarmento.

O diretor da Edufal reforça a importância da parceria entre as duas instituições em relação ao livro Retratos do Narrador Cínico. “A escolha do livro de Sarmento deu-se considerando o valor de um texto literário, bem como a parceria com a Eduneal que tem publicações, também, de alta qualidade para o público acadêmico de nível superior”, destacou.

Prêmio Jabuti Acadêmico

O Prêmio Jabuti, é o principal reconhecimento literário do Brasil, que tem sido uma plataforma duradoura para celebrar e destacar talentos nacionais, tornando-se uma referência incontestável no cenário literário ao proporcionar visibilidade a obras que enriquecem a cultura e o conhecimento do país.

Mais informações em www.premiojabuti.com.br