Vídeo institucional é lançado e apresenta as potencialidades da Ufal

Projeto é uma realização da Assessoria de Comunicação e ficará disponível para apresentar oficialmente a Universidade, um patrimônio da sociedade alagoana
Por Manuella Soares - jornalista
06/03/2024 10h09 - Atualizado em 07/03/2024 às 10h16
Reitor Josealdo Tonholo em uma das cenas do vídeo documentário

A Ufal Além dos Muros tem muita história. E parte dela está registrada, roteirizada e transformada no mais novo vídeo institucional da Universidade. A obra é uma realização da Assessoria de Comunicação (Ascom) com produção da BeStory Filmes, que vai servir de vitrine para a maior instituição de ensino superior de Alagoas.

“A gente não quis que esse filme falasse sobre pessoas específicas ou pesquisas específicas. A gente quis dar um olhar mais ampliado, mais panorâmico sobre toda a Universidade”, explicou a relações públicas da Ascom, Janaina Alves, que se dedicou à produção do vídeo.

Ela ressalta que buscou representantes de cada área e prezou por colocar pessoas de fora da Ufal também: “Essas pessoas conseguem fazer a interlocução sobre o que é a Universidade para o desenvolvimento e a educação, a importância para além de ser um local de formação, mas a Universidade como um local que transforma as pessoas e transforma as cidades e o estado de Alagoas como um todo”.

O trabalho iniciado desde o segundo semestre de 2023, a partir de um processo licitatório, seguiu um roteiro de captação de imagens e depoimentos para contemplar os três pilares da Universidade - ensino, pesquisa, e extensão – e destacar a arte, os equipamentos culturais, os importantes serviços oferecidos pelo Hospital Universitário e a assistência estudantil.

O vídeo documentário também mostrou eventos marcantes como a expedição do Rio São Francisco, a Bienal do Livro, o Festival de Música e o Circuito Penedo de Cinema.

Todos os campi e respectivas unidades educacionais são mostrados no vídeo com a ideia de ser atemporal. “É mais um produto que a Ascom coloca à disposição da instituição, um produto muito importante que fica acessível a todo mundo que queira e precise apresentar a Universidade”, destacou a jornalista Márcia Alencar, que coordena a Ascom junto com Simoneide Araújo e ficou responsável pela edição final do filme.

Ela reforça que os dados apresentados são referências de 2023 e 2024, mas o conjunto da obra desvincula gestão ou período de tempo, para ser usual a qualquer momento, pelos próximos anos.

O vídeo ficará disponível no Youtube e pode ser apresentado em eventos institucionais ou levados para ações realizadas fora da Ufal.

“A gente inaugura um novo meio para divulgar a nossa Universidade por meio dessa mídia, dessa nova linguagem, que é a linguagem documental, que envolveu toda a comunidade. A gente consegue mostrar para cada um que faz a Universidade a grandiosidade do seu trabalho porque percebemos que cada um ali na sua área, no seu cantinho, no seu setor, contribui com uma parte significativa para esse todo que é a nossa Ufal. E é importante que a gente mostre isso, o quão necessário é o trabalho de cada um. Ao mesmo tempo, a gente também mostra para o aluno o quão grandiosa é essa universidade que ele faz parte. E também é um convite para que os jovens do ensino médio venham para Ufal”, pontuou Janaina.

Toda essa grandiosidade não está só além dos muros, está além dos números: São quatro campi, 24 unidades acadêmicas, quatro unidades educacionais de ensino, uma escola técnica de artes, um colégio de aplicação, dois museus, uma pinacoteca, cinco cursos técnicos, 46 cursos de mestrado, 15 de doutorado, 103 cursos de graduação, dos quais 93 são presenciais e dez na modalidade a distância, 21 mil alunos de graduação, 3 mil de pós-graduação, e 3,3 mil servidores técnicos e docentes.

A grandiosidade também é falada:

“A Ufal é um patrimônio da sociedade alagoana que permite que os jovens possam projetar o seu futuro”, disse o professor Fábio Guedes.

“Eu entendo a Universidade como uma instituição de transformação de vida”, declarou a professora Cícera Albuquerque.

“A Universidade Federal de Alagoas é o maior vetor de desenvolvimento do estado de Alagoas”, resumiu o reitor Josealdo Tonholo.

Sintetizar a Ufal em 20 minutos de vídeo foi um presente da Ascom para a comunidade universitária ajudar a projetar a instituição além dos muros. É como diz o roteiro: a Ufal é um “lar de sonhos, aspirações e realizações”.

Créditos:

Ufal Além dos Muros

Direção: Huebert Missano

Diretora de produção: Thays Gabrielle

Produção: Huebert Missano, Letícia Godoy e Janaina Alves (Ascom Ufal)

Imagens: Gabriel Pontes, Huebert Missano e Ivo Ernesto

Narração: Fabiane Ribeiro