Ufal e Fiocruz realizam Seminário das Juventudes e Saúde LGBTQIAPN+

Evento acontece na segunda-feira,25, no auditório da Reitoria, nos dois horários, é gratuito e as inscrições ainda estão abertas
Por Simoneide Araújo - jornalista
21/03/2024 10h13 - Atualizado em 21/03/2024 às 11h08

Na próxima semana, a Universidade Federal de Alagoas vai colocar em destaque as ações da plataforma Agenda Jovem Fiocruz (AJF), com o Seminário das Juventudes e Saúde LGBTQIAPN+ em Alagoas. O evento vai acontecer na segunda-feira (25), no auditório da Reitoria, no Campus A.C. Simões, durante todo o dia, a partir das 9h30.

As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas neste link.

A abertura contará com a participação do reitor da Ufal, Josealdo Tonholo; do coordenador  de Cooperação Social da Fiocruz, Leonídio Madureira de Souza Santos; do deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o Paulão; da secretária Nacional dos Direitos da População LGBTQIA+ do Ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania, Symmy Larrat; de representantes governo estadual; do presidente dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde em Alagoas, Rodrigo Buarque Ferreira de Lima; do desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas, Tutmés Airan; e da coordenadora do Projeto Juventudes e Saúde LGBTQIAPN+ em Alagoas, Jacqueline de Melo e Silva, entre outras autoridades.

O deputado Paulão destinou emenda parlamentar no valor de R$ 248 mil para a realização desse projeto em Alagoas e fez a solicitação à Agenda Jovem da Fiocruz que o público fosse formado por jovens LGBTQIAPN+. “Seguimos o desenho que a Agenda Jovem faz em outras capitais, mas, aqui no estado, fizemos esse recorte no público por uma solicitação do deputado Paulão, justamente por ele trabalhar com as pautas dessas minorias e identificar a pouca representatividade desses jovens dentro do próprio movimento LGBTQIAPN+. Tudo isso também faz parte de um entendimento de que grupos, ONGs e instituições ainda não tenham esse olhar particular para as pessoas jovens, que estão na faixa etária de 15 a 29 anos, de acordo com o Estatuto da Juventude, que no ano passado completou 10 anos de implantação. Esse estatuto marca a importância de entender a juventude como uma fase muito singular e muito múltipla, explicou Jacqueline Silva. 

E revela: “Teremos a participação importante da Symmy Larrat, uma travesti, que está à frente da inédita Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ dos Ministério dos Direitos Humano e da Cidadania”.

Parceria 

De acordo com o professor da Ufal, Elias Veras, esse evento em Maceió é resultado da parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio da AJF, com o Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Gênero e Sexualidade (GEPHGS) da Universidade. “Vamos compartilhar as experiências e aprendizados obtidos com o projeto Juventudes e Saúde LGBTQIAPN+ em Alagoas, realizado pela Fiocruz e pela Ufal na capital alagoana, entre maio de 2023 e março de 2024”, revelou Veras, docente dos cursos de  graduação e pós em História da Ufal, coordenador do GEPHGS e orientador dos jovens estudantes participantes do projeto da AGF.

Veras explica que o projeto Juventudes e Saúde LGBTQIAPN+ em Alagoas é inédito no estado. “Buscamos promover ações que colaborassem com a construção de políticas públicas de saúde para as juventudes LGBTQIAPN+ no nosso estado. Para nós do GEPHGS, foi uma honra e um aprendizado construir essa ação junto com a Fiocruz e representando a Ufal”, completou.

O docente também ressalta que durante o seminário será realizada a leitura do Documento de Proposições dos Jovens LGBTQIAPN+ de Alagoas para a construção de políticas de saúde pública. “Também teremos o lançamento da Cartilha das Juventudes e Saúde LGBTQIAPN+ em Alagoas, que servirá de material informativo para amplo público, assim como material de formação e letramento de gênero e sexualidade para profissionais que atuam na saúde pública. A cartilha e o documento foram produzidos por jovens gays, lésbicas, bissexuais, travestis, pessoas trans e não-binárias, pesquisadores e pesquisadoras, a partir das rodas de conversas mediadas por todas essas pessoas”, anunciou.

E completa: “É importante destacar que as reflexões sobre a saúde das juventudes LGBTQIAPN+ lançam olhares críticos acerca das desigualdades de gênero, raça, classe, sexualidade, território, trabalho e geração que estruturam a sociedade alagoana. Por um lado, elas revelam que as dificuldades, as inexistências e as limitações das políticas públicas de saúde voltadas para jovens LGBTQIAPN+ no estado são efeitos e indícios de uma LGBTQIA+fobia estruturante e institucional; por outro, inserem a saúde das juventudes LGBTQIAPN+ em um campo amplo de lutas contemporâneas por direito à cidadania, à dignidade e ao reconhecimento”.

Bons frutos

Para Luciane Ferrareto, da equipe que compõe a Agenda Jovem Fiocruz, esse evento vai acontecer na Ufal porque a Universidade é parceira na execução do Projeto Saúde da juventude LGBTQIAPN+ de Alagoas. “Essa parceria tem dado bons frutos. Isso será demonstrado no seminário e pretendemos continuar com a parceria em projetos futuros”, afirmou.

Segundo a coordenadora Jacqueline Silva, o seminário que acontecerá na segunda-feira é a etapa final do trabalho realizado. “Estamos fechando nosso projeto e esse seminário é uma etapa muito importante porque vai dar voz ao que foi produzido durante todo o último ano nas rodas de conversa. Vamos dar voz a essas questões dos jovens LGBTQIAPN+”, reforçou a também psicóloga, psicanalista e que tem como linha de estudos a temática das questões identitárias, gênero e sexualidade.

Ela destaca que a Agenda Jovem da Fiocruz já faz esse projeto com jovens em outras capitais brasileiras. “Ressalto uma particularidades da nossa plataforma aqui em Alagoas porque é a primeira vez que desenvolve iniciativas nas áreas de pesquisa, educação, informação e comunicação, serviços em saúde e ações territorializadas voltados aos jovens LGBTQIAPN+”, completou, ao destacar que essa plataforma articula temas do Sistema Único de Saúde (SUS) com a Política Nacional da Juventude..

Além de fazer a inscrição neste link, você também pode conferir a programação completa. No encerramento haverá apresentação cultural com o Coletivo As Dolls.

Serviço

O quê: Seminário das Juventudes e Saúde LGBTQIAPN+ em Alagoas
Quando: 25 de março, segunda-feira
Onde: Auditório Reitor Nabuco Lopes, na Reitoria
Horário: das 9h30 às 18h