Projeto para novas didáticas no ensino da matemática abre inscrições

Vagas são para docentes do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio da rede pública de ensino
Por Ascom Ufal
07/03/2024 14h12

É professora ou professor de matemática e quer levar para sua escola novas formas de apresentar o mundo dos números, fórmulas e suas estruturas? Então, vem participar do curso de extensão Sem mais nem menos nas escolas, uma iniciativa vinculada ao Instituto de Matemática (IM) da Ufal.

As inscrições podem ser feitas até 10 de março, neste link, e as vagas são exclusivas para docentes de matemática do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio da rede pública de ensino.

“Para que serve isso?” ou “Onde vou usar na minha vida?” são questionamentos que costumam surgir no decorrer das aulas da disciplina e o projeto busca mostar meios para responder a essas perguntas feitas pelos estudantes, estimulando o interesse por essa área do conhecimento.

“Temos como finalidade incentivar o gosto pela Matemática por meio da apresentação de materiais didáticos criados pela nossa equipe, visando auxiliar a compreensão de conteúdos, bem como o desenvolvimento do raciocínio lógico e de outras habilidades”, explica a professora do IM e coordenadora do projeto, Viviane de Oliveira Santos.

Etapas na escola

Para participar da iniciativa, além de ser de escola pública, o docente precisa ter a concordância da gestão da escola, pois serão realizadas atividades no ambiente escolar. Os estudantes também deverão ter horários disponíveis, no período da manhã, para as ações do projeto.

O cronograma das atividades será organizado com docentes, equipe escolar e coordenação do projeto. Será feito um levantamento acerca da percepção dos estudantes em relação à matemática no dia a dia, bem como de que maneira gostariam de aprender a disciplina.

Durante o projeto serão trabalhados alguns produtos educacionais já desenvolvidos em edições anteriores, além de novos materiais didáticos elaborados especificamente para a realidade de cada turma, com base no levantamento.

“Ressaltamos que as aplicações podem ser diversas e envolver outras áreas de conhecimento, contribuindo também com a interdisciplinaridade. Docentes e estudantes da escola que participarem ativamente do projeto receberão certificado referente às atividades desenvolvidas”, informa a coordenadora

Saiba mais no site e no Instagram do projeto @semmaisnemmenosufal.

Dúvidas podem ser esclarecidas por meio dos e-mails viviane.santos@im.ufal.br e semmaisnemmenos@im.ufal.br