Neabi da Ufal participa da 4ª Conferência Nacional de Cultura

Núcleo foi convidado para debater projetos que envolvem a Serra da Barriga e o 20 de Novembro
Por Larissa Martins - estudante de Relações Públicas
12/03/2024 11h29 - Atualizado em 12/03/2024 às 17h12
Danilo Marques, no centro, participou de uma das mesas do evento

A convite da Fundação Cultural Palmares, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Universidade Federal de Alagoas esteve presente na 4ª Conferência Nacional de Cultura, realizada na última semana, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Durante os dias 4 a 8 de março, o Neabi participou, sobretudo, de debates sobre a cultura afro-brasileira sugerindo propostas para este segmento dentro do Plano Nacional de Cultura, que envolve diversas áreas, como música, teatro, dança e cultura afro-brasileira e indígena.

Segundo o coordenador-geral do Neabi, Danilo Luiz Marques, esse encontro foi importante para estreitar laços e estabelecer parcerias com a Fundação Palmares em torno de um projeto de pesquisa mais amplo em defesa da memória negra brasileira, patrimônio cultural negro no Brasil e, sobretudo, do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em União dos Palmares-AL, onde o Neabi teve participação direta no processo de tombamento, em 1985.

“Conversamos com a Fundação Palmares em relação à representação do Comitê Gestor da Serra da Barriga e sobre a Casa Jorge de Lima, que é um equipamento cultural que fica no Centro de União dos Palmares e que pertence à Ufal, no que se refere à transformar aquele local um lugar de memória em torno da cultura negra. Além disso, já iniciamos o processo de planejamento para a organização do 20 de Novembro deste ano na Serra da Barriga, em comemoração ao mês da Consciência Negra.”, contou o coordenador.

E completa: “Essa participação vai reverberar em um projeto de construção de uma memória negra, tendo em vista que mantemos preservados em nossos arquivos a história do Memorial Zumbi, da Fundação Cultural Palmares e a do tombamento da Serra da Barriga”.

Sobre o Núcleo

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas é um órgão de apoio acadêmico, ligado ao gabinete da Reitoria da Ufal, que busca estabelecer atividades em torno da implantação, do monitoramento e do acompanhamento da política de cotas. Também desenvolve ações de acordo com os três pilares da Universidade – ensino, pesquisa e extensão -, voltados especificamente à questão negra e indígena dentro da instituição.

A gestão do Neabi, além de Danilo Marques, é feita também pela professora Rosa Correia, vice-coordenadora. Ambos realizam uma gestão em conjunto com os demais membros que integram o Núcleo nos demais campi da Ufal: Regla Toujaguez e Cícero Calazans, no Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca); Flávio Moraes e Vagner Bijagó, no Campus Sertão, em Delmiro Gouveia; Mayk Nascimento e Marli Araújo, no Campus Arapiraca, na unidade de Palmeira dos Índios.

A equipe do Neabi também conta com dois servidores técnico-administrativos, Jacob Barros e Rômullo Santos, que contribuem em diversas frentes de ações do órgão.