HU realiza solenidade de conclusão da Residência Multiprofissional

18 profissionais se tornaram especialistas
Por Ascom HU/Ufal
07/03/2024 16h11
Concludentes celebraram com familiares, amigos e corpo docente do HU a conquista de se tornarem especialistas.

Concludentes celebraram com familiares, amigos e corpo docente do HU a conquista de se tornarem especialistas.

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU-Ufal) celebrou, na quinta-feira, 29 de fevereiro, um momento de grande conquista já no início de 2024: a cerimônia de formatura de 18 concludentes do Programa de Residência Multiprofissional. A solenidade aconteceu no auditório do hospital, reunindo familiares, amigos e docentes para comemorar a trajetória de cada um destes profissionais que, agora, já são especialistas nas áreas de atuação escolhidas.

Abrindo o momento de discursos, o superintendente, Célio Rodrigues, enfatizou que é um orgulho para o hospital contar com uma residência multiprofissional e formar profissionais de excelência. “Obrigado por confiarem no Hospital Universitário, por confiarem na Ufal e por passarem esse período conosco. Saibam que aqui sempre será a casa de vocês, pois quem passa por aqui passa a fazer parte da família do HU”, ressaltou.

Na ocasião, a vice-reitora da Ufal, Eliane Cavalcanti, destacou que a parceria entre a universidade e o hospital entrega à sociedade 18 profissionais que irão atuar diretamente em prol do povo alagoano. “Com essa formação, fortalecemos a nossa instituição, fortalecemos o HU e fortalecemos cada vez mais o nosso SUS. Entregamos à população profissionais mais humanizados, competentes, aguerridos e que irão atuar onde o povo está", disse.

Também estiveram presentes na mesa de abertura o reitor honorário e atualmente gerente de Ensino e Pesquisa, Eurico Lobo; o gerente administrativo, Anderson de Barros Dantas; o coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da Ufal (Coremu), Fabio Alves; representando a faculdade de Nutrição, Glaucevane Guedes; a vice diretora da Faculdade de Serviço Social, Maria Adriana Torres; a professora Alda Gracielle representando a diretora da Escola de Enfermagem; o diretor do Instituto de Ciências Farmacêuticas, Irinaldo Diniz Basílio Júnior; o diretor do Instituto de Psicologia, Leogildo Alves; e representando a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação: Jaqueline Leite Vaz de Barros.

Representando os concludentes, a oradora, Marcelly Batista de Oliveira, do Programa de Residência Multiprofissional na área de Serviço Social, relatou que a jornada foi repleta de desafios, aprendizados e momentos que moldaram a visão dos profissionais da saúde. “Juntas, superamos obstáculos, fortalecemos laços e compartilhamos uma responsabilidade única: a defesa do SUS. Ao defender o SUS, reafirmamos a nossa responsabilidade como profissionais de saúde em garantir que todos tenham acesso a cuidados dignos. Por isso, é crucial reconhecer o papel fundamental da residência multiprofissional nos hospitais, um pilar que fortalece a base de um sistema equitativo e abrangente. As diferentes especialidades não competem entre si, mas se unem em uma sinergia única para atender as necessidades complexas e variáveis dos usuários desse sistema”, enfatizou.

Durante o evento, foi exibido um vídeo do presidente da Ebserh, empresa que gerencia o HU, parabenizando os novos especialistas, e realizada uma homenagem dos residentes para os profissionais que estiveram ao lado deles durante o processo e servido um coffee break no hall dos auditórios.

Saiba mais

A Residência Multiprofissional em Saúde da Ufal foi criada em 2010 com um programa na área da Saúde do Adulto e do Idoso. De 2010 até 2022, a residência especializou 195 profissionais, e com os concluintes de hoje serão 213 residentes multiprofissionais. Atualmente, o HU/Ufal oferece cinco cursos na Residência Multiprofissional, com as seguintes profissões: enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, psicologia e serviço social.