Capes e pró-reitores do Foprop discutem projetos para o Nordeste

Na primeira reunião com nova presidente Denise Carvalho, Fórum discutiu a importância de ações estratégicas em pesquisa e pós-graduação para a região
Por CGCOM Capes com Ascom Ufal
01/03/2024 13h36 - Atualizado em 05/03/2024 às 13h26
Laerte Guimarães, diretor do Programa de Bolsas da Capes, Charles Morphy, pró-reitor de pós-graduação da UFABC e presidente do Foprop nacional, presidente da Capes, Denise Carvalho, pró-reitora da Ufal, Iraildes Assunção, Lucindo Quintans, pró-reitor da UFS, e professora Madalena Guerra, pró-reitora da UFRPE (Fotos Naiara Demarco  CGCOM Capes)

Laerte Guimarães, diretor do Programa de Bolsas da Capes, Charles Morphy, pró-reitor de pós-graduação da UFABC e presidente do Foprop nacional, presidente da Capes, Denise Carvalho, pró-reitora da Ufal, Iraildes Assunção, Lucindo Quintans, pró-reitor da UFS, e professora Madalena Guerra, pró-reitora da UFRPE (Fotos Naiara Demarco CGCOM Capes)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação e o Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (Foprop) do Nordeste discutiram na quarta-feira (28), propostas para incrementar projetos para o desenvolvimento da região. Os representantes do Foprop entregaram carta à Denise Pires de Carvalho, nova presidente da agência de fomento, com proposta de ações de longo prazo e forte retorno social.

O grupo de pró-reitores, liderado por Iraildes Assunção, coordenadora do Foprop regional Nordeste e pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal, disse ser importante que as iniciativas da Capes voltadas ao Nordeste tenham um olhar específico para a realidade e as necessidades locais, principalmente do Semiárido. Para eles, os investimentos na pós-graduação têm contribuído com a fixação de mais pesquisadores e fortalecido os cursos de mestrado e doutorado na região.

Outro aspecto defendido pelos pró-reitores foi a necessidade de programas estratégicos indutivos para que a pós-graduação na região se expanda com qualidade. Enfatizaram, ainda, a relevância de se investir em projetos de biotecnologia, com a criação de mecanismo para mitigar os efeitos mudanças climáticas na região.

Os integrantes do Foprop Nordeste também deram as boas-vindas à presidente da Capes, que tomou posse oficialmente na terça-feira (27), e se colocaram à disposição da Fundação na implementação de novos projetos. Denise agradeceu a visita e enfatizou a importância da região para o desenvolvimento da pós-graduação do País.

“Queremos dar um passo adiante no sentido de não só redistribuir bolsas, mas de ampliar o número de benefícios concedidos aos alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado”, afirmou a presidente da CAPES. “A pós-graduação brasileira é uma história de sucesso, mas a gente precisa, nesse momento, repensar não o que deu certo, mas como avançar para que dê ainda mais certo. Eu entendo que é através de programas estratégicos”, completou.

De acordo com a pró-reitora Iraildes Assunção, a Carta do Nordeste entre à presidente Denise Carvalho solicita da Capes ações estratégicas que visam atender demandas para a consolidação e desenvolvimento do Sistema Nacional de Pós-graduação na região. “Ao mesmo tempo, são propostas ações à Capes como medidas necessárias para a promoção e a ampliação do processo de integração da região Nordeste no contexto do desenvolvimento da pesquisa científica, inovação e pós-graduação”, destacou.

Iraildes afirma ainda que a presidente da Capes se comprometeu a discutir as demandas junto com o Foprop, para viabilizar programas estratégicos visando ao desenvolvimento da pós-graduação no Nordeste. “A professora Denise comprometeu-se institucionalmente com o desenvolvimento do Sistema Nacional da Pós-Graduação na região Nordeste. Nossa expectativa é que o tema seja considerado pela presidente da Capes, no sentido de formular ações estratégicas que permitam responder aos anseios regionais manifestados na Carta do Foprop”, acrescentou.