Ufal abre 135 vagas para oito cursos da Escola Técnica de Artes

Interessados devem realizar inscrição pelo site da Copeve até o dia 4 de março
Por Deriky Pereira – jornalista
16/02/2024 17h18 - Atualizado em 16/02/2024 às 18h58

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de oito cursos técnicos da Escola Técnica de Artes (ETA) com ingresso no semestre letivo de 2024.1. Os interessados em concorrer a uma das 135 vagas ofertadas têm até o dia 4 de março para se inscrever gratuitamente pelo site da Copeve por meio deste endereço eletrônico.

De acordo com o edital, as vagas são destinadas aos cursos de Técnico em Canto (vertente em Erudito), Técnico em Instrumento Musical (Piano, Violoncelo, Clarinete ou Saxofone e Percussão), Técnico em Teatro, Técnico em Dança e Técnico em Produção de Moda. Todos eles serão ministrados nos turnos matutino, vespertino ou noturno, a depender do curso, e no formato presencial na sede da ETA que fica localizada na Praça Sinimbú, no Centro de Maceió.

Além disso, cada um dos cursos seguirão até duas etapas de avaliação para o processo seletivo, mas cada um deles vai seguir exclusivamente suas normas específicas, cujos detalhes você pode conferir no item 7 do edital. Cabe reforçar que, além da modalidade de ampla concorrência, também serão destinadas no mínimo 50% de vagas para cotistas de cada curso e turno ofertado pela ETA de acordo com a Lei Federal nº 12.711/2012 e suas atualizações.

Quem pode se inscrever?

O edital explica que podem se inscrever aqueles que tenham concluído todo o ensino médio com diploma de comprovação e aqueles que apresentem o certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente ou ainda uma declaração de que a conclusão será feita até 22 de abril. Também é válido o certificado de Conclusão de Graduação, ou ainda atestado de matrícula em curso de Graduação, para homologação da inscrição e posterior comprovação na matrícula.

Ainda segundo o edital, Somente poderão concorrer às vagas oferecidas pelos Cursos Técnicos da ETA aqueles candidatos brasileiros, estrangeiros naturalizados ou com visto permanente e estudantes estrangeiros residentes no Brasil que sejam maiores de 16 anos. Caso a comprovação de conclusão do ensino médio ou alguns dos documentos de provável concluinte citados acima não sejam apresentados o candidato será automaticamente desclassificado.

Uma vez confirmada a inscrição para um dos cursos apresentados neste processo seletivo o candidato não poderá realizar nenhum tipo de alteração, exceto nos dados cadastrais, que podem ser alterados a qualquer momento. Por isso, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a Copeve alertam para que os interessados leiam atentamente os conteúdos no edital para se certificarem de que preenchem a todos os requisitos exigidos.

Informações adicionais

O resultado final deverá ser divulgado no dia 2 de abril por meio do site da Copeve e as matrículas ocorrerão logo em seguida, entre os dias 3 e 5 do mesmo mês, sendo esta de maneira não presencial. Depois de concluído o processo de pré-matrícula referente à primeira chamada e havendo vagas remanescentes, a Ufal publicará novo edital para uma segunda chamada, fruto de lista de espera.

O edital frisa ainda que aqueles candidatos convocados, mas que tenham status de suplente – aprovados em classificação posterior ao limite de vagas disponíveis para cada curso – farão pré-matrícula em caráter condicional, pois só poderão ser convocados se surgirem vagas decorrentes de desistências de candidatos já matriculados ou daqueles que ocupam a lista de espera, obedecendo sempre a ordem de classificação.

Você pode acessar o edital para conferir mais informações. Além disso, também pode entrar em contato com a ETA por meio do telefone: (82) 3214-1614.