Restaurante Universitário de Arapiraca vai deixar de fornecer copos descartáveis

Ação da Campanha Sustentabilidade em Cada Gole vai reduzir 160 mil copos por ano
Por Manuella Soares - jornalista
21/02/2024 16h34 - Atualizado em 21/02/2024 às 16h36

Sem plástico e com o pensamento na sustentabilidade e na economia. A proposta dos professores Marconi Tabosa e Iara Terra é a eliminação dos copos descartáveis no Campus Arapiraca, pra já! A campanha Sustentabilidade em Cada Gole, com apoio da gestão da Ufal em Arapiraca, anunciou que a partir do mês de março vai suspender o fornecimento de copos no Restaurante Universitário (RU).

“Cada usuário deve trazer seu próprio copo permanente. E a suspensão do fornecimento de copos descartáveis também ocorrerá nas reuniões e nas copas do Campus, bem como na cantina e demais pontos de venda de alimentos”, adiantou a professora Iara.

A campanha é pautada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados pela Assembleia Geral da ONU, em 2015, e foca nos copos por não possuírem uma reciclagem efetiva, devido a falta de viabilidade econômica e porque o tempo de decomposição pode levar até 400 anos. Promover a prática sustentável no ambiente educacional é uma missão que pode gerar excelentes frutos.

“Esta campanha contribuirá de forma decisiva para a conscientização da atenção aos cuidados ambientais, e também, reduzirá o consumo de copos e diminuirá gastos. Anualmente, somente no Restaurante Universitário do Campus de Arapiraca, são utilizados, aproximadamente, 160.000 mil copos descartáveis, gerando um custo médio de R$ 8,3 mil reais”, comentou o diretor-geral do Campus, Arnaldo Tenório, que espera o engajamento da comunidade universitária.

Campanha articulada

De acordo com a professora Iara Terra, a ideia veio com suas inquietações em cada trabalho de coleta de lixo. “Eu já coletei muito copo no chão da Ufal. Acho que é até vergonhoso. As universidades têm que estar inseridas nesse contexto dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Muitas já estão fazendo essa prática de tirar o copo”, disse Iara, citando como exemplos a Universidade de São Paulo (USP), e as federais de Minas Gerais (UFMG), de Lavras (Ufla), de Santa Catarina (UFSC) e a Tecnológica do Paraná (UTFPR).

A partir disso, numa parceria com o professor Marconi Tabosa, a proposta foi institucionalizar a campanha por meio do projeto de extensão Alagoas Mais Limpa (@alagoasmaislimpa), que já realiza diversos trabalhos ambientais no Estado, inserindo os estudantes da Ufal.

As ações de conscientização no campus já são conhecidas e bem acolhidas por estudantes, técnicos e professores, que reduziram o descarte incorreto nos últimos anos. Agora, oficialmente, a campanha vai dar um basta no consumo dos copos descartáveis. “As pessoas aprendem, é só tirar que aprendem. Não adianta a gente ficar muito tempo preparando, o dia que a pessoa ver que não tem [copos] e ver que a maioria das pessoas vão usar [os próprios copos], ela leva também”, enfatizou a professora Iara.

Para acompanhar as ações da campanha, siga o Instagram @sustencadagole.