Grupo de pesquisa sobre idosos abre inscrições para voluntários

Podem se inscrever estudantes de graduação de todas as áreas regularmente matriculados em uma instituição de ensino superior de Maceió
Por Isadora Ulisses - estudante de relações públicas
26/02/2024 17h00 - Atualizado em 27/02/2024 às 15h22

O Grupo de Pesquisa Multiprofissional sobre Idosos (GPMI) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) abriu inscrições para a seleção anual de novos voluntários. O edital está disponível no Instagram do grupo (@gpmiufal) e as inscrições podem ser feitas entre os dias 4 e 11 de março, no site. As atividades começam no dia 30 de abril.

Podem se candidatar estudantes de graduação de qualquer área do conhecimento, regularmente matriculados em uma instituição de ensino superior de Maceió. Para isso, basta preencher a ficha de inscrição e anexar o Currículo Lattes reduzido; seu comprovante de matrícula da IES atualizado; e uma Carta de intenção (de uma lauda, abordando aspectos como: motivação para participar do grupo; objetivos esperados enquanto integrante do grupo; contribuição para a manutenção, promoção e produção do grupo; e disponibilidade de tempo para participar das atividades do grupo). São ofertadas 12 vagas, sendo sete para estudantes da Ufal e cinco para as demais instituições.

Conforme destaca a professora Elizabeth Souza, coordenadora do GPMI, “a questão do envelhecimento é verdadeiramente multifacetada e exige o engajamento de todos os profissionais para garantir uma assistência adequada aos idosos”. O projeto, não só promove pesquisa, mas também a extensão, com o projeto EnvelheSer Ativo, que trabalha diretamente com idosos, priorizando a promoção da saúde e os direitos que lhes são devidos.

“A proposta de interdisciplinaridade e troca de conhecimentos entre diferentes áreas é crucial para ampliar a consciência sobre a importância de se preparar para essa fase da vida. A universidade, como formadora de profissionais, tem uma responsabilidade vital nesse processo e é preciso um esforço conjunto para torná-la verdadeiramente inclusiva e acolhedora para a pessoa idosa”, completa a professora.

Sobre o GPMI

Criado em 2014, o GPMI é um grupo de pesquisa multidisciplinar que trabalha com a promoção da saúde das pessoas idosas. O grupo é composto por estudantes de graduação da Ufal e de outras instituições de ensino superior de Maceió, e desenvolve atividades de pesquisa (sobre diversos temas relacionados ao envelhecimento, como saúde mental, qualidade de vida, atividade física e nutrição); extensão (com o projeto "EnvelheSer Ativo", que oferece atividades educativas e de promoção da saúde para pessoas idosas); e eventos (palestras, workshops e seminários sobre o envelhecimento).