Ufal abre mais de 90 vagas para concurso de professor substituto

Inscrições podem ser feitas de 19 a 29 de janeiro e contemplam cadastro de reserva para os quatro campi da Universidade
Por Deriky Pereira – jornalista
12/01/2024 10h21 - Atualizado em 12/01/2024 às 10h22

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), informa que, a partir das 17h do dia 19 de janeiro, começam as inscrições para o concurso de professor substituto em mais de 90 áreas do conhecimento. As vagas contemplam a modalidade de cadastro de reserva e são voltadas para os quatro campi – A.C. Simões, Arapiraca, Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca) e do Sertão. O prazo para os interessados se inscreverem vai até às 11h do dia 29 deste mês, por meio deste link.

A taxa de inscrição é de R$ 120,00 e deve ser paga apenas no Banco do Brasil. Podem pleitear isenção, os candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único (Cadúnico), for membro de família de baixa renda – aquela com renda familiar mensal per capita de até meio salário-mínimo, ou a que possua renda familiar mensal de até três salários; ou ainda aqueles candidatos que forem doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde. A isenção deve ser preenchida por meio de formulário que está no item 6 do edital disponível aqui.

As provas serão realizadas nos períodos prováveis de 14 a 19 de março e de 27 de março a 2 de abril, mas até a data final da inscrição, 29 de janeiro, será divulgado no site da Copeve os períodos em que ocorrerão os exames de cada área de estudo. Cabe reforçar que o edital também destinará vagas aos candidatos com deficiência, de acordo com o Decreto nº 3.298, e aos candidatos que se autodeclararem negros, pretos ou pardos. A autodeclaração do candidato será confirmada mediante procedimento de heteroidentificação.

O processo de seleção se dará por meio de duas etapas: prova de títulos e prova didática, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Não serão avaliados os títulos daqueles candidatos que não enviarem o currículo lattes ou não entregarem documento oficial com foto. Outros documentos a serem entregues podem ser vistos no item 8 do edital disponível aqui. Já a prova didática vai durar 60 minutos e será em formato de aula em nível de graduação, podendo contemplar atividade teórico-prática.

Além disso, o edital frisa ainda que a pontuação final de cada candidato será representada pela soma dos pontos obtidos em cada etapa do certame. Em caso de empate, o desempate obedecerá aos seguintes critérios: idade igual ou superior a 60 anos até o último dia de inscrição; quem obtiver a maior nota na prova didática e quem tirar a maior nota na prova de títulos. Para cada área, será homologada e publicada a relação dos candidatos aprovados, com a respectiva classificação por categoria de concorrência.

O prazo de validade do concurso é de 2 anos sem prorrogação, contados a partir da publicação do edital de homologação do resultado no Diário Oficial da União (DOU). A lista completa com vagas, campi e áreas de ensino podem ser vistas a partir da página 17 do edital também disponível em anexo no final desta página. O resultado final está previsto para ser divulgado em 24 de abril. Acesse o site da Copeve e acompanhe todas as etapas do processo.