Ufal abre 200 vagas para estudantes em novas turmas para o Enem

Inscrições vão até 25 de janeiro
Por Ascom Ufal
16/01/2024 13h23 - Atualizado em 16/01/2024 às 13h28

Já estão abertas as inscrições para a próxima turma do projeto Pré-Enem Comunitário, uma iniciativa do Programa Conexões de Saberes, da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alagoas (Proex/Ufal). Serão disponibilizadas 200 vagas para alunos que estão cursando ou concluíram o 3° ano e os demais anos integralmente em escolas públicas ou que tenham sido bolsistas em instituições de ensino privada, com renda per capita familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo vigente.

Os candidatos serão selecionados com base numa prova objetiva de 20 questões, sobre as seguintes áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza, e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site, até as 23h59 do dia 25 de janeiro.

Inscrições

Para realizar inscrição, os candidatos devem acessar o site da Copeve e preencher o cadastro. Nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, das 9h às 19h, os candidatos devem confirmar a inscrição diretamente na sala do Programa Conexões de Saberes no bloco do Centro de Educação (Cedu) da Ufal, trazendo os seguintes documentos: comprovante de inscrição on-line (disponível no Sistema de Inscrição da Copeve), cópias e originais do CPF; RG ou documento oficial com foto; histórico escolar ou declaração da escola; e comprovante de renda per capita familiar.

Após o dia 19 de fevereiro fica disponível a lista de homologados na página da Copeve e é possível baixar o cartão de inscrição, com data, local e acesso à prova, que será realizada no dia 3 de março a partir das 14h. Mas atenção, os portões dos locais de provas ficarão abertos para ingresso dos candidatos durante 50 minutos, com abertura às 13h e fechamento às 13h50. Para ter acesso ao exame, basta apresentar documento oficial de identificação que contenha foto.

O resultado final será divulgado na data provável de 18 de março no endereço eletrônico. Confira mais informações no edital

Saiba mais

O projeto Pré-Enem Comunitário tem um importante papel na construção de uma ponte de conhecimento que possibilita um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para estudantes da rede pública de ensino e baixa renda que geralmente não teriam a possibilidade de pagar por um curso privado.