Equipe do Sorriso de Plantão busca apoio do reitor da Ufal para projetos em 2024

Entre eles, a reforma de trailer para ser camarim dos palhaços de hospital e a construção de foguetes de leitura
Por Simoneide Araújo - jornalista / Fotos Renner Boldrino
10/01/2024 10h14 - Atualizado em 10/01/2024 às 10h30
Reitor Josealdo Tonholo em reunião com equipe do projeto Sorriso de Plantão

O ano de 2024 está só começando, mas o reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo, já está com um desafio: viabilizar a reforma de um trailer doado pela Polícia Militar para o projeto de extensão Sorriso de Plantão. A equipe se reuniu com Tonholo, nesta terça-feira (9), em busca de apoio para projetos desenvolvidos pelos palhaços de hospital que levam atividades lúdicas a crianças hospitalizadas em seis hospitais públicos de Maceió.

Participaram da reunião com o reitor, os representantes do projeto, os coordenadores Cláudio Soriano, professor do curso de Medicina da Ufal, e Maria Rosa Silva, docente do curso de Enfermagem da Universidade de Ciência da Saúde (Uncisal), e os discentes Wandeck Omena, Medicina Ufal, e Alexandre Miranda, Terapia Ocupacional da Uncisal. Também estiveram presentes, pelo Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, o superintendente Célio Rodrigues e o gerente administrativo Anderson Dantas, e pela gestão da Ufal, a pró-reitora de Extensão em exercício, Janda Maria, o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, e o superintendente de Infraestrutura em exercício, Valter Quirino.

Entre os pedidos listados pela equipe do Sorriso de Plantão está a reforma de um trailer doado pela Polícia Militar. O veículo será o camarim para os estudantes se transformarem nos palhaços que vão atuar no Hospital Universitário da Ufal.

O reitor já encaminhou para a Pró-reitoria de Gestão Institucional e para a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) para que seja feito levantamento de custos e do que pode ser feito. “Vamos buscar a melhor forma de agilizar todo processo de reforma. Precisamos viabilizar esse projeto porque os benefícios resultantes desse projeto de extensão a gente consegue ver nos sorrisos das crianças internadas nos hospitais parceiros. Claro que vamos dar todo apoio que for possível”, disse Tonholo.

Outro pedido feito ao reitor foi a confecção do Foguete de Leitura, uma espécie de biblioteca móvel, que é levada para os quartos onde as crianças ficam internas. A biblioteca foi idealizada pela enfermeira e professora Maria Rosa da Silva em parceria com o curso de Design da Ufal e o Laboratório de Experimentação em Design (LED).

Além das duas propostas apresentadas que precisam de apoio, a equipe do Sorriso de Plantão também que lançar, na Ufal, o documentário Sorriso de Plantão: 21 anos de história e o livro homônimo, que tratam da trajetória do projeto de extensão e que tem levado alegria e sorrisos aos hospitais de Maceió. A data ainda não está definida, mas ainda será neste primeiro semestre. Segundo a coordenadora Maria Rosa,  a ideia é mostrar para alunos e alunas da Ufal o que é projeto Sorriso de Plantão para despertar neles o interesse de participar.

O projeto

O projeto de extensão universitária Sorriso de Plantão teve início em 2002, com um grupo de alunos do curso de Medicina da Ufal, inspirado nos Palhaços de Hospital do grupo Doutores da Alegria.

No começo, envolvia, apenas, estudantes da área de saúde da Ufal, mas, aos poucos, o projeto abriu espaço para a participação de discentes de vários cursos e graduação, baseando-se na solidariedade, que envolve qualquer profissional.

Em 2008, o projeto fez parceria com a Universidade de Ciência da Saúde (Uncisal) e, a partir de então, ficou estabelecido que a Ufal e a Uncisal seriam responsáveis pelo apoio logístico e financeiro para a manutenção das atividades dos palhaços de hospital.

São 21 anos de atuação, desenvolvendo atividades lúdicas todos os sábados no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Ufal, Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Escola Hélvio Auto (Heha), Hospital Santa Casa - Unidade Farol, Hospital da Criança e Hospital Metropolitano.

Em dezembro passado, o projeto recebeu menção honrosa em premiação realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A premiação ocorreu na sede em Brasília, onde o Sorriso de Plantão foi agraciado na categoria Universidades, pelas suas atividades desenvolvidas nos hospitais.