Conselho deliberativo da Fundepes realiza primeira reunião do ano

Durante atividade foi realizada ainda a posse de dois novos conselheiros
Por Ascom Fundepes
23/01/2024 14h54

O conselho deliberativo da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) realizou nesta segunda-feira (22) sua primeira reunião de 2024. No encontro, que reuniu a gestão da entidade, do Instituto Federal (Ifal), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e das federações do Comércio (Fecomércio), da Agricultura e Pecuária (Faeal) e das Indústrias (Fiea) do Estado, foram empossados dois novos conselheiros da instituição.

Representando a Ufal, tomaram posse o diretor do Campus do Sertão professor Thiago Trindade Matias e o coordenador de administração, suprimentos e serviços José Edson Ferreira Lima. Primeiro representante de um Campus do interior a integrar o conselho da Fundepes, Thiago destacou que sua participação no colegiado reforça “os trabalhos já desenvolvidos pela Fundação nos campi do interior da Universidade, sendo uma oportunidade e um vetor para a ampliação da pesquisa e da extensão dos campi fora de sede da Ufal”.

Técnico-administrativo atuante na Pró-Reitoria de Gestão Institucional da Ufal, José Edson Ferreira Lima reiterou sua determinação em “trabalhar e colaborar em favor do aperfeiçoamento das ações da Fundepes em Alagoas, especialmente nas cidades e regiões onde a Universidade se faz presente. A Fundação Universitária é, sem dúvidas, uma das responsáveis pelo desenvolvimento local por meio das inúmeras ações de apoio que oferta para pesquisadores, extensionista e gestões públicas alagoanas”.

A posse dos novos conselheiros foi presidida pelo reitor da Ufal, professor Josealdo Tonholo, e pela vice-reitora da Universidade, professora Eliane Cavalcanti. Tonholo parabenizou os novos conselheiros e destacou que “Thiago e Edson vão representar nosso Conselho Universitário, o Consuni, na definição dos destinos da Fundepes. É uma honra para nossa Ufal poder contar com estes dois profissionais competentes e aguerridos prestando seus serviços, apoiando e colaborando para construirmos uma Fundação cada vez melhor”. A reunião contou com a presença de demais conselheiros e colaboradores da instituição.

A Fundepes foi criada em 20 de dezembro de 1978 com a finalidade de incentivar e apoiar a pesquisa científica, a extensão e a cultura em geral, tendo como outorgantes a Universidade Federal de Alagoas, a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, a Federação da Agricultura do Estado de Alagoas e a Federação do Comércio do Estado de Alagoas. A Fundação tem se notabilizado, sobretudo, pelo gerenciamento administrativo e financeiro de projetos de pesquisa.