Ceca tem professores mais bem avaliados pelos estudantes

Estudantes atribuíram notas para quesitos referentes ao que foi ofertado nas disciplinas e a cada um dos professores ministrantes
Por Manuella Soares - jornalista
17/01/2024 16h52 - Atualizado em 18/01/2024 às 12h42

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) divulgou o resultado da avaliação das disciplinas feita pelos discentes, referente ao semestre letivo 2023.1. O sistema permite a elaboração de forma automática de planilhas com dados agregados das avaliações detalhadas por disciplinas, cursos de graduação, unidades acadêmicas, campi e a universidade como um todo. Os resultados mostram que os professores do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca) foram os mais bem avaliados da Universidade Federal de Alagoas.

Para conferir, basta entrar neste link. Os docentes podem acessar os nomes das turmas e disciplinas informando suas credenciais e os coordenadores também têm acesso aos resultados referentes aos seus cursos.

No mesmo formulário é possível verificar comentários dos estudantes, com sugestões, críticas e elogios. “Os docentes podem gerar um arquivo com as notas obtidas nas suas disciplinas a partir da exportação de planilhas em formato PNG, podendo anexá-lo aos seus relatórios de estágio probatório e de progressão funcional, para análise pela respectiva comissão de avaliação”, explicou o professor Márcio Cavalcante, coordenador da CPA.

Outra utilidade para os coordenadores dos cursos de graduação é a possibilidade de compartilhar o arquivo das notas com os diretores de unidade acadêmica e dos campi no formato PNG. Contudo, Márcio alerta que as informações devem ser “restritas à coordenação do curso e à direção do campus ou da unidade acadêmica, pois não é objetivo desta avaliação promover constrangimentos aos docentes”.

Alguns resultados

O Ceca foi o campus da Ufal com os professores mais bem avaliados pelos discentes, ficando com a nota média 4,55 [nota vai até 5]. Os cursos de Agroecologia – Pronera, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Energia – vespertino, Engenharia Florestal – vespertino, e superior de Tecnologia em Agroecologia obtiveram conceitos ótimos em todos os itens da atuação docente.

Destaque também para os quesitos assiduidade e pontualidade dos professores do Campus do Sertão, que obtiveram as notas 4,6 e 4,63 respectivamente. A Ufal no Sertão é também o local com a infraestrutura mais bem avaliada pelos estudantes.

No Campus A.C. Simões, as unidades acadêmicas Faculdade de Nutrição (Fanut), Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat), Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe), Instituto de Física (IF) e Instituto de Psicologia (IP) obtiveram conceitos ótimos em todos os itens da atuação docente avaliados pelos discentes. Já as unidades Fanut, Icat, Iefe e Instituto de Computação (IC) obtiveram conceitos ótimos para a infraestrutura disponibilizada para as disciplinas, segundo a avaliação dos estudantes.

Em Arapiraca, o destaque vai para os cursos de Administração Pública – noturno, Ciências Biológicas – licenciatura plena noturno, Educação Física – licenciatura plena, Engenharia de Produção – diurno, Física – licenciatura plena diurno, Medicina – integral, Serviço Social – diurno, e Sistemas de Informação – noturno, que conquistaram conceitos ótimos em todos os itens da atuação docente. Já em relação à infraestrutura disponibilizada para as disciplinas, Medicina foi o único curso do Campus Arapiraca que obteve conceito ótimo, segundo avaliaram os alunos.

Esse quesito também teve conceitos ótimos nos seguintes cursos do Campus do Sertão: Letras (Português) – Licenciatura Plena – Noturno, Letras – Licenciatura Plena – Diurno, Pedagogia – Licenciatura Plena – Noturno e Ciências Econômicas – Noturno. E todos os itens de atuação dos professores desse campus obtiveram conceitos ótimos nos cursos de Ciências: Biologia, Física E Química – Licenciatura Plena – Noturno, Letras (Português) – Licenciatura Plena – Noturno, e Pedagogia – Licenciatura Plena – Diurno e Noturno.

O professor Márcio Cavalcante explica que, no caso de possíveis problemas de acesso aos dados das disciplinas pelos respectivos docentes e coordenadores de cursos de graduação, a CPA recomenda enviar uma solicitação para atendimento@nti.ufal.br. “Isto faz parte do processo de evolução e correção do sistema implementado pelo NTI”, reforçou.

A CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é composta por docentes, técnicos-administrativos e discentes da Universidade, além de representantes da sociedade civil organizada, que atuam na área de educação, e tem por finalidades elaborar e desenvolver, junto à comunidade acadêmica, à administração e aos conselhos superiores, uma proposta de autoavaliação institucional, além de coordenar e articular os processos internos da avaliação da Ufal.

Mais informações e relatórios de avaliações anteriores podem ser encontrados na página da CPA.