Ufal realiza formação em Cultura Oceânica para professores

Parceria com a Secretaria Municipal de Educação deve promover o tema; assunto deve ser incluído nas escolas
Por Jacqueline Freire - jornalista
10/08/2023 14h09 - Atualizado em 16/08/2023 às 15h54

Nos dias 19 de agosto e 30 de setembro, o projeto de extensão “Cultura Oceânica: de todos, para todos” realiza a 1ª Formação em Cultura Oceânica de Maceió. O curso é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Secretaria Municipal de Educação de Maceió e deve promover a Cultura Oceânica na capital, junto aos professores da Rede Municipal de Ensino que atuam no Ensino Fundamental II.

O projeto atua em consonância com a Declaração da ONU sobre a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) e com a Lei Municipal 7.168 de 2022, surgiu para promover a Cultura Oceânica em Maceió.

Os professores interessados nesta formação podem se inscrever através do site. Lá, também está disponível o link para a pesquisa “Perfil dos professores em formação e/ou atuantes no Ensino Básico em Maceió e sua percepção sobre a Cultura Oceânica”. Este formulário é extremamente importante para conhecermos o nível de conhecimento dos professores sobre o Tema e pode ser respondido por qualquer professor das redes públicas e privadas de ensino.

“Vale destacar que a Cultura Oceânica, idealmente, deve permear todas as áreas do conhecimento e ser abordada transdisciplinarmente, ou seja, iniciativas da Cultura Oceânica não devem estar confinadas apenas à Ciência do Oceano. Elas devem englobar também a aprendizagem prática, a compreensão da responsabilidade individual e coletiva, bem como a apreciação da gestão e comunicação ao transformar o conhecimento em ação”, explica a professora Karla Paresque, coordenadora do projeto.

As formações foram preparadas para atender a professores de todos os componentes curriculares, sendo limitado o número de vagas para cada um deles. Os professores poderão conhecer os princípios e conceitos da Cultura Oceânica, assistir a demonstrações de como alguns destes conceitos podem ser trabalhados em sala de aula de forma simples, conhecer diferentes fontes de recursos didático-pedagógicos para serem utilizados no seu cotidiano, além de terem a oportunidade de trocar ideias com outros professores da mesma área, enriquecendo o seu repertório e estimulando a dar os primeiros passos para esta mudança.

O evento será gratuito e os participantes receberão certificado.

ACE

O projeto de extensão “Cultura Oceânica: de todos, para todos” vem sendo realizado no âmbito das Atividades Curriculares de Extensão (ACE) do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Alagoas (ICBS/Ufal). O projeto foi idealizado para envolver a Universidade na promoção da Cultura Oceânica e atualmente é coordenado pela professora Karla Paresque.

Ao longo dos dois últimos períodos os estudantes se apropriaram do tema e, a partir de agosto de 2023, serão facilitadores nas formações com professores de Maceió, supervisionados diretamente por cinco docentes do curso (João Pantaleão, Karla Paresque, Luana Mendonça,  Renato Gaban-Lima e Tamí Mott).

Os dois primeiros eventos de formação ocorrerão ainda no período letivo de 2023/1. Cada um atenderá até 50 professores do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Ensino de Maceió.

Cultura Oceânica

A Cultura Oceânica consiste em compreendermos as influências do oceano na vida do ser humano e entender como nós impactamos o Oceano. A Cultura Oceânica (tradução adotada para Ocean Literacy) sustenta que um maior conhecimento sobre o Oceano levaria a um maior respeito pelos limites da sustentabilidade dos ecossistemas marinhos e seus recursos. O grande desafio é fomentar mudanças comportamentais para promover a cidadania oceânica, que se refere à conexão entre a vida cotidiana das pessoas e a preservação do meio ambiente marinho e costeiro.

A Cultura Oceânica busca mudar a relação da humanidade com o Oceano e este é um dos 10 desafios da Década da Ciência Oceânica. Em Maceió, em 6 de maio de 2022, a Lei 7.168 promulgou a promoção da Cultura Oceânica na rede municipal de ensino. A lei considera a transversalidade do tema e traz a formação continuada dos profissionais da educação da Rede Municipal como a garantia de que esta promoção ocorra.