Ufal e Sesau são parceiras na divulgação do Guia Alimentar do Ministério da Saúde

Oficina sobre uso do Guia aconteceu no início do mês com participação da Fanut
Por Ascom Ufal
25/08/2023 18h04

No último dia 9 de agosto aconteceu em Maceió a primeira oficina de qualificação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde para utilização dos Protocolos de Uso do Guia Alimentar para a População Brasileira, uma iniciativa conjunta da Supervisão de Educação e Promoção da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sueps/Sesau) e da Faculdade de Nutrição (Fanut) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Participaram da atividade profissionais de 20 dos 102 municípios alagoanos, incluindo Maceió. Segundo a professora da Fanut Leiko Asakura, coordenadora do evento, a oficina teve o objetivo de qualificar os profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde dos municípios alagoanos para aplicarem o Protocolo de Uso do Guia Alimentar para a População Brasileira e, assim, orientar os usuários dos serviços de saúde a fazer as melhores escolhas para seguir uma alimentação adequada e saudável, considerando o contexto social e econômico nos respectivos territórios. 

A ideia é que os participantes, agora preparados, tornem-se multiplicadores do conhecimento em suas unidades de trabalho, apoiando e difundindo os protocolos de uso do Guia Alimentar.

Estiveram na oficina, além da professora Leiko Asakura, a professora Thatiana Fávaro, vice-diretora da Fanut, a nutricionista Ana Patrícia Tojal e a terapeuta ocupacional Karini Omena, gerente da Atenção Primária, além de seis estudantes do curso de Nutrição, que atualmente fazem o Estágio Obrigatório em Nutrição e Saúde Pública e dos municípios.