Projeto de aquicultura para ressocialização será lançado sexta-feira

Ministério da Pesca vai investir R$450 mil no Recomeços e a execução será da Ufal em parceria com governo de Alagoas, por meio da Seris
Por Simoneide Araújo – jornalista
09/08/2023 10h59 - Atualizado em 09/08/2023 às 11h27

Com recursos do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), será lançado, na próxima sexta-feira (11), o Projeto Recomeços que vai investir na criação de peixes para promover a ressocialização de reeducandos do Sistema Prisional de Alagoas. A solenidade está marcada para começar às 14h45, no Auditório Aquatune do Palácio República dos Palmares, sede do governo do estado, em Maceió.

O vice-governador Ronaldo Lessa vai receber o ministro do MPA, André de Paula, a secretária Nacional de Aquicultura, Tereza Nelma, o reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo, o secretário da Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, os coordenadores do projeto pela Ufal, professores Emerson Soares e Elton Lima, entre tantos outros atores envolvidos no Recomeços.

Na solenidade, a Ufal vai assinar com o MPA o Termo de Cooperação que vai garantir a implantação das unidades demonstrativas do sistema de aquaponia, que é a produção integrada de peixes e hortaliças, com recirculação de água e nutrientes em sistema fechado. Durante o lançamento, um dos coordenadores do projeto, o professor Emerson Soares, vai apresentar como será essa implantação do Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento no Sistema Prisional alagoano, que envolve a Ufal, por meio do Campus de Engenharias e Ciência Agrárias (Ceca) e a Seris.

O reitor Josealdo Tonholo ressalta a importância da Ufal estar envolvida nesse projeto. “Esse é nosso papel social, além de formador de profissionais, porque esse projeto terá um papel importante na ressocialização dos reeducandos. Vamos ensinar o reeducando para que ele tenha uma profissão quando sair do sistema prisional”, afirmou.

Tonholo também destaca os investimentos do Ministério, da ordem de R$ 450 mil. “Com esses recursos, a Ufal vai implantar o sistema de criação de peixes, a tilápia, e a produção de alface, por meio da hidroponia dentro do sistema prisional. Também serão implantadas mais duas outras unidades demonstrativas do sistema de aquaponia dentro da nossa Universidade, no Ceca, nosso Campus de Engenharias e Ciências Agrárias, e na comunidade indígena Venezuelana. Para esses dois projetos teremos mais recursos da ordem de 900 mil reais”, revelou.

E completa: “Nós vamos desenvolver uma tecnologia de produção de hortaliças de um lado, de peixe e de camarão do outro, mas, o legal é que nós teremos uma tecnologia social, que tem tudo para virar uma política nacional, nascida aqui em Alagoas, com a nossa Ufal e a Seris [Secretria de Ressocialização e Inclusão Social]. Isso é muito motivador!”

O assessor executivo da Seris, Antônio Medeiros, que foi ao Ministério em busca de recursos para implantação de um projeto de criação de peixe para o Sistema Prisional, fala da importância dessa parceria com a Universidade. “Fomos ao MPA em busca de recursos, mas tivemos a feliz coincidência de contar com a Universidade, enquanto apoio institucional, e com a disponibilidade do professor Emerson que, junto com o professor Elton Lima, já tinha a expertise e um projeto pronto para ser implantado. Essa parceria foi fundamental para conseguirmos captar os recursos e implantar o projeto. Os professores da Ufal são os criadores do projeto, o Ministério entra com o recursos, e a Seris, enfim, vai conseguir implantar o projeto, que busca exatamente a ressocialização dos reeducando”, salientou.

O professor e pesquisador Emerson Soares fala da satisfação de participar da implantação desse projeto: “É com grande emoção e satisfação que eu, enquanto servidor público, professor de uma universidade federal, estou vendo que nosso trabalho de pesquisa, desenvolvido em nossos laboratórios, será transformado em políticas públicas, ultrapassando os muros da nossa Ufal e chegando a quem precisa. Os reeducandos que vão participar desse projeto vão passar por um recomeço, vão ter a chance de se capacitar. Eu acredito que essa seja, realmente, a verdadeira ressocialização dessas pessoas e que elas consigam mudar suas vidas para melhor.”

O sistema

Na implantação do sistema aquapônico, caberá à Ufal implantar o projeto de pesquisa e desenvolvimento no Sistema Prisional, em Maceió, e a Seris fará o monitoramento e o controle de todo o processo. Será implantado um sistema modelo de cultivo de tilápia e produção de hortaliças em sistema de aquaponia sustentável e adaptado ao local onde será instalado.

A Ufal também vai fornecer os alevinos de tilápia durante os dois anos posteriores à implantação e as mudas de alface de forma colaborativa, por meio da produção no Núcleo de Piscicultura dentro da própria Universidade. Além disso, também será responsável pelas capacitações e orientações para o manejo e a utilização do sistema.

O quê: Lançamento do Projeto Recomeços
Quando: 11 de agosto