Pró-reitores de pesquisa e pós-graduação das IES do NE vão se reunir em Maceió

Abertura da reunião anual do Foprop será com palestra da professora Mercedes Bustamante, presidente da Capes
Por Simoneide Araújo – jornalista
30/08/2023 15h38 - Atualizado em 08/09/2023 às 13h44

A Universidade Federal de Alagoas recebe, de 4 a 6 de setembro, os integrantes do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (Foprop), da Regional Nordeste. A reunião anual do fórum vai acontecer no Centro de Inovação e Polo Tecnológico de Jaraguá, em Maceió, e a abertura será na próxima segunda-feira, às 18h, com a palestra da professora Mercedes Bustamante, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O tema abordado será A perspectiva da pós-graduação no Brasil.

Quem está à frente da realização da reunião são a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal, Iraildes Assunção, e o coordenador do Foprop regional Nordeste, Cláudio Reichert do Nascimento. “Estamos sediando a reunião e será um prazer receber todos os pró-reitores e as pró-reitoras do Nordeste. Inclusive, teremos a convidada especial, a professora Mercedes Bustamante, que fará a palestra de abertura do nosso evento”, destacou Iraildes Assunção.

No dia 5 e setembro, a programação começa às 8h30, com roda de conversa sobre políticas e programas estratégicos para a pós-graduação na região Nordeste, com a participação de diretores da Capes. Às 14h30 haverá a palestra com o professor Sandro Augusto da Silva Ferreira, pró-reitor de Ações Afirmativas da Universidade Federal do Sudeste da Bahia. Às 16h10, o tema em discussão será o novo Plano Nacional de Pós-graduação, com o professor Esper Abrão Cavalheiro, presidente da comissão especial responsável pela elaboração do novo plano nacional da Pós-graduação (PNPG) para o quinquênio 2024-2028.

A programação do dia 6 de setembro começa às 8h30, com a mesa-redonda Ações estratégicas para o desenvolvimento da pesquisa científica na região Nordeste. Os debatedores são o professor Olival Freire Júnior, diretor científico do CNPq, Edward Madureira, assessor da presidência da Finep e o professor Fábio Guedes, diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). O evento do Foprop encerra com a reunião da regional Nordeste.