Misturolândia lançará nova edição durante a Bienal de Alagoas

Projeto conta com mix de histórias escritas por 18 crianças e é lançado em bienais alagoanas desde 2015
Por Deriky Pereira e Manuella Soares – jornalistas
08/08/2023 17h30 - Atualizado em 11/08/2023 às 13h19

Vem aí a quarta edição do projeto Misturolândia, um mix de histórias escritas por 18 crianças e cada uma com suas respectivas histórias e ilustrações. O livro será lançado durante a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, mais precisamente no sábado, 19 de agosto, das 13h às 15h, no espaço Café Literário, situado no estande da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal). A entrada é franca.

Coordenado pelo professor Carlos Everaldo Costa, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), o projeto é uma ação de extensão realizada por professores e técnicos da Ufal que vem sendo lançado desde o ano de 2015 sempre a cada realização de bienais alagoanas. No entanto, para esta edição, o grupo contou com um diferencial: a inserção de um egresso da Universidade, além de técnicos e outros estudantes da instituição como Letras e Pedagogia como colaboradores do projeto, além das crianças.

“O envolvimento das crianças no projeto funciona do seguinte modo: convidamos inicialmente crianças parentes das participantes dos projetos 2015, 2017 e 2019. Em seguida, convidamos outras crianças, sendo muitas colegas das participantes, ou seja, pedimos que as crianças indiquem convidados ou convidadas para participarem do livro, seja do colégio ou de outros espaços de convivência delas”, explicou o professor Carlos Everaldo.

As histórias e ilustrações são todas feitas pelas crianças que escolhem, livremente, os temas a serem produzidos. Essas ilustrações, por sua vez, são estimuladas a partir de Oficina de Desenho feita com os pequenos e pequenas com o apoio de um publicitário que participa de maneira voluntária. Além disso, a equipe do curso de Pedagogia que integra o projeto participa apenas da construção, estimulando maior riqueza nos detalhes para as crianças.

Projeto multidimensional e literário

Segundo o professor, o projeto surgiu como possibilidade de uma multidimensionalidade da ação extensionista que envolve os cursos de Administração, Pedagogia e Letras, a partir de estudantes, técnicos e docentes. No entanto, a maior inspiração vem da pequena Maria Beatriz da Costa, de apenas 8 anos, filha de Carlos Everaldo, que participou de um lançamento de livro pela Ufal e demonstrou interesse em lançar um. Como tinha apenas duas páginas, imaginou a possibilidade de juntar outros colegas à iniciativa.

“Na minha perspectiva, lembrei que, quando criança, também fiz muitas histórias, simulei muitos gibis, mas não fiquei com registro de nenhuma e vi nessa ação uma possibilidade de deixar registrada no mínimo uma dessas histórias (no mínimo 1, caso a criança participe apenas de uma edição do Misturolândia). Por sinal, até o nome do livro foi criação das crianças, na verdade, de uma atual aluna do curso de Psicologia da Ufal, Rosa Maria Wanderley, a Rosa Timbó”, explicou o docente.

Carlos Everaldo também destacou o público-alvo: crianças entre 8 e 11 anos. E adiantou: “Para esta edição, o público vai esperar temas atuais, como sustentabilidade, respeito às diferenças de raça, amizade, contextualidade sobre o sertão, suspense e etc. E, para o grupo é importante a composição de um funcionamento orgânico, onde as expertises das diferentes áreas do conhecimento se aproximam com a finalidade de apoiar as crianças na construção de suas histórias e ilustrações”, disse.

E quem espera por novidades, o professor também destacou que o grupo não para: “A equipe montará um modelo para a organização do Misturolândia, tendo em vista levar essa proposta para escolas públicas de Maceió”, contou Carlos.

Sobre a Bienal

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da Universidade Federal de Alagoas e do Governo de Alagoas, com patrocínio do Sebrae e apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes). Sob a coordenação da professora Sheila Maluf, o evento tem ainda apoio da Natura e do Instituto Natura, Hotel Ponta Verde, Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia Civil (Ejec) e outras instituições.

Veja as novidades no site e acompanhe também as redes sociais do evento: @‌bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.